Pesquisa

Iniciação Científica tem oficina sobre discussões e conclusões acadêmicas

quarta-feira, 01 de agosto | 2018

Foto: Arquivo PUCRS

Foto: Arquivo PUCRS

Na terça-feira, 7 de agosto, o professor da Escola de Ciências e coordenador da Iniciação Científica na PUCRS, Júlio César Bicca-Marques, ministra a oficina Discutindo em alto nível para avançar o conhecimento científico. O objetivo é qualificar os alunos para compreenderem e participarem de debates sobre temas de suas pesquisas. A atividade tem duração de uma hora, com início às 12h45min, no auditório do prédio 9 (Escola de Humanidades). Não é necessário realizar inscrições prévias.

Confira: Salão de IC promove pesquisa da graduação e da educação básica

Oficinas

As oficinas para alunos de Iniciação Científica têm como objetivo orientar os universitários em relação aos aspectos técnicos dos artigos. As atividades vêm sendo promovidas desde o primeiro semestre de 2018 e contam com grande adesão dos estudantes. “São cerca de 150 alunos em cada edição. O foco é qualificar, e fazemos isso através de uma conversa”, explica o professor Bicca-Marques.

O evento é dirigido a alunos de graduação, mas as oficinas são abertas ao público. “Também participam pessoas do mestrado, doutorado e até mesmo de pós-doutorado. Sempre é possível melhorar”, afirma o coordenador, que já abordou, em edições anteriores, os temas ética, título, palavras-chave, resumo, introdução, bibliografia e métodos.

Programe-se

Para este semestre, estão previstas oficinas mensais até novembro. Confira as datas:

  • 7 de agosto – Discussões e conclusões
  • 10 de setembro – Apresentação oral e pôster
  • 25 de outubro – Agradecimentos e bibliografia
  • 22 de novembro – Relatos de estudantes: fortalezas, fraquezas e desafios em ser estudante de Iniciação Científica

 

Mais recentes