Pesquisa

Filósofo francês Gilles Lipovetsky ministra palestra na PUCRS 

sexta-feira, 28 de junho | 2024

Evento faz parte da II Mostra de Pesquisa em Comunicação e terá transmissão online 

O renomado filósofo francês Gilles Lipovetsky é um dos convidados da II Mostra de Pesquisa em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS (Famecos). No dia 3 de julho, o pensador irá ministrar a palestra“Seja você mesmo: o triunfo da autenticidade na sociedade do efêmero’’. O evento acontece às 19h15, no auditório da Famecos (prédio 7) e terá transmissão online. Para participar da palestra, não é necessária inscrição prévia. Para certificação de presença, os interessados devem se inscrever por meio do link

Lipovetsky é um dos pensadores mais originais e respeitados desta era. Teórico da hipermodernidade e da pós-modernidade, é considerado um intelectual de referência para os temas da moda e do consumo. É autor de best-sellers como “O império do efêmero – A moda e seu destino nas sociedades modernas”, “A era do vazio – Ensaios sobre o individualismo contemporâneo” e “O crepúsculo do dever – A ética indolor dos novos tempos democráticos”. Seus livros foram publicados em vários países e traduzidos para mais de 18 idiomas. 

O pensador também é professor de três especializações da Pós PUCRS Online: Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia; Moda: comportamento, cultura e tendências; e Cidades Sustentáveis e Inteligentes. Em 2015, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, o maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, concedido a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia e das letras. 

II Mostra de Pesquisa em Comunicação 

A Mostra é uma iniciativa da Famecos em parceria com a Escola de Humanidades da PUCRS. Realizada entre os dias 2, 3 e 4 de julho, de forma online e presencial, a atividade faz parte da comemoração dos 30 anos do PPGCom. 

O evento é gratuito, aberto ao público e direcionado a estudantes de pós-graduação, docentes, pesquisadores(as) de diferentes áreas, profissionais e interessados em pesquisa. As inscrições estão abertas no sitedo evento. 

A atividade apresentará teses e dissertações defendidas entre junho de 2023 e maio de 2024 nos Programas de Pós-Graduação da Famecos e da Escola de Humanidades da PUCRS. São pesquisas que, ao discutirem e refletirem sobre temáticas do cotidiano, buscam aproximar a universidade da sociedade, revelando e desvelando especificidades, fragilidades, mas principalmente potencialidades e possibilidades para (re)interpretar a realidade vivida. 

Entre os objetivos da mostra, está a promoção do diálogo entre pesquisas das ciências humanas e ciências sociais aplicadas; a divulgação da produção científica dos programas; além da prestação de contas à sociedade, às agências de fomento e à Universidade. 

A atividade conta com a coordenação dos professores (as) Cleusa Maria Andrade Scroferneker e Juremir Machado da Silva. A Comissão Organizadora inclui André Pase, Roberto Tieztmann, Larissa Caldeira de Fraga, Manuel Luis Petrik Pereira e Otavio Daros.