O evento contou com oficinas, palestras, maratonas de inovação, bate-papo entre profissionais e estudantes, além do tradicional Prêmio SET
Foto: Thaise Ribeiro
A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS, realizou, de 1º a 3 de outubro, a 37ª edição do SET Indústria Criativa. Neste ano, com o tema “Outros Olhares”, o evento contou com mais de 50 atividades, incluindo oficinas, maratonas, bate-papos, palestras e masterclasses. O encerramento ocorreu na noite de 3 de outubro, com a premiação que reconheceu 26 trabalhos em diversas categorias e instituições.
Entre as temáticas do evento estavam produtos audiovisuais, games, inovação, gestão de projetos, empreendedorismo, sustentabilidade, design, entre outros. Uma das palestras, por exemplo, abordou o empreendedorismo, com Konrad Dantas, fundador da produtora e selo musical Kondzilla, indicado ao Grammy Latino. Konrad compartilhou sua experiência como produtor musical, criador e diretor da série Sintonia, a produção de língua não-inglesa mais assistida do mundo na Netflix, com cinco temporadas. Ele foi indicado ao Grammy Latino em 2019 como produtor do Melhor Videoclipe, é membro da Academia Internacional do Emmy, vencedor de três Leões no Festival de Cannes e do Prêmio Caboré na categoria Melhor Produtora de Publicidade em 2020.
Reconhecido como fundador do canal Kondzilla no YouTube, o maior da América Latina, com mais de 67 milhões de inscritos e mais de 38 bilhões de visualizações, Konrad também foi nomeado Under 30 pela Forbes, International Power Player pela Billboard, Homem do Ano pela revista GQ e uma das 100 personalidades afrodescendentes mais influentes do mundo pela ONU.
Foto: Thaise Ribeiro
Outra palestra discutiu o impacto da tecnologia nos setores criativos, com a participação de Aline Barbosa, Pedro Marques, Guga Zagonel, Sandro Kirst e Michele Rocha. A questão central levantada foi: “Até que ponto usaremos a IA sem comprometer a nossa criatividade?”. Os palestrantes destacaram que a inteligência artificial deve ser vista como uma ferramenta de apoio, e não como um substituto para a execução de tarefas.
Nos bate-papos que ocorreram entre as empresas parceiras do evento, como Grupo Band, Box Brazil, Colateral Filmes, DZ Estúdio, Paim United Creators, Qualitor, Quiero Café, Banking, Nonada Jornalismo, HOC – House of Creativity, Fábio Haag Type, AP Design, ProHUB, Forno.FX, Radioativa, entre outras, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com jornalistas, publicitários e diversos profissionais da indústria criativa, apresentando ideias e projetos. Além disso, puderam colocar essas ideias em prática por meio das maratonas. A proposta foi, além da troca de conhecimento, proporcionar momentos de networking. Além disso, os professores da própria Famecos realizaram oficinas de diferentes temas.
Foto: Thaise Ribeiro
Para finalizar, o evento contou com a tradicional premiação que valoriza o trabalho de estudantes da indústria criativa de todo o país. Neste ano, mais de 650 trabalhos foram inscritos e avaliados por um júri composto por mais de 100 profissionais de destaque no mercado, que não atuam como docentes.
Amanda Hesse, estudante de Publicidade e Propaganda da Famecos, foi uma das vencedoras do prêmio na categoria de Projeto ou Conteúdo em Comunicação Digital, ao lado das colegas Júlia Beatriz e Fernanda Sotomaior. Ela destacou a emoção de conquistar o prêmio poucos meses antes de concluir a graduação:
“Eu achava que iria me formar sem conseguir ganhar o SET, mas o Artchê veio para mudar isso e me deixou muito feliz e confiante. A premiação foi incrível do início ao fim, desde o planejamento, as ideias, até o momento em que as luzes se apagaram no teatro. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos: gestores, colegas, funcionários, parceiros e, principalmente, minhas amigas Júlia Beatriz e Fernanda Sotomaior, por estarem comigo desde o início, compartilhando os desafios e as alegrias para realizar um projeto tão lindo como o Artchê.”
Kim Gesswein, professor da Famecos e um dos coordenadores do evento, reforçou e reafirmou como a diversidade de olhares transforma a Indústria Criativa. “Buscamos ampliar perspectivas com o júri, painelistas, parceiros e instituições de ensino participantes – todo mundo acreditando junto no potencial da colaboração, da diversidade e no talento dos estudantes na geração de impacto positivo.”
A professora e também coordenadora do evento, Francielle Falavigna, menciona o protagonismo dos estudantes na organização e execução do evento. “Além de materializar uma entrega que amplia olhares sobre a Indústria Criativa no Brasil, o SET se constitui em um tradicional espaço de aprendizagem para os estudantes. Além do conhecimento possibilitado por todas as atividades ofertadas, os estudantes são sujeitos centrais, atuando desde o planejamento até à produção do evento.”
CONFIRA OS VENCEDORES DA 37º SET DA INDÚSTRIA CRIATIVA
GRADUAÇÃO PRESENCIAL