Ensino

Felicidade é tema da matéria de capa da nova edição da Revista PUCRS 

segunda-feira, 15 de abril | 2024

De volta após uma pausa, publicação terá periodicidade semestral e busca apresentar conteúdos perenes e temas em destaque na atualidade 

A nova edição da Revista da PUCRS já está disponível para o download. / Foto: Giordano Toldo

Ao longo de quatro décadas, a Revista da PUCRS – canal de comunicação da Universidade mais antigo em funcionamento – publicou uma série de registros históricos. Tecnologia, saúde e inovação no mundo dos negócios, muitos projetos e ações que fizeram história foram anunciadas pela publicação. De volta à ativa, com periodicidade semestral, a revista busca ilustrar uma Universidade que segue na vanguarda do ensino superior.  

Para o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, a aposta em um canal de comunicação impresso, mesmo quando tudo parece acontecer no ambiente digital, é uma escolha. 

“Manter a revista em circulação reforça o nosso compromisso de ser uma marca curadora de conhecimento e conteúdo no segmento da educação. Além disso, é um esforço adicional em levar à sociedade tudo o que acontece na PUCRS em termos de relações humanas, conhecimento e inovação. Que essa revista possa ser um tempo de abrir os olhos para outras percepções, modos de vida e realidades capazes de inspirar caminhos para um futuro melhor”, afirma o reitor.    

Nessa edição você irá encontrar uma série de iniciativas transformadoras que seguem ao encontro do propósito estratégico da Universidade. / Foto: Giordano Toldo

A cada edição serão apresentados conteúdos perenes que traduzam projetos e ações de ensino, pesquisa, saúde, meio ambiente, cultura e impacto social. A editoria No Campus irá mostrar retratos e histórias de pessoas que vivenciam a Universidade no dia a dia e que têm o Campus como cenário de suas trajetórias. Além do editorial assinado pelo reitor, haverá um espaço fixo para artigos temáticos, nesta edição, o vice-reitor Ir. Manuir Mentges fala sobre Inovação, geração de impacto e valor para a sociedade.  

A editoria Radar apresenta a trajetória das pesquisadoras que fizeram da PUCRS pioneira e uma referência nacional quando o assunto é educação online. A jornada do empresário Fernando Goldzstein para jogar luz ao tratamento de um dos cânceres que mais afetam crianças é contada na editoria Alumni – em busca de tratamento para o meduloblastoma, a iniciativa do alumnus do curso de Administração tem ganhado adeptos mundo afora.  

No espaço para entrevistas exclusivas, uma conversa com o sociólogo francês Dominique Wolton. Outros temas em destaque são a atenção para a emergência climática, as pesquisas sobre inteligência artificial em andamento na Universidade e a participação na Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).  

A Felicidade, tema que tem virado tendência em cursos de instituições de ensino do mundo todo, pauta a matéria de capa que busca contemplar os olhares da filosofia, avanços da neurociência e da psicologia neste campo. Nesta matéria contamos com a participação especial do professor de Harvard Tal Ben-Shahar, que também é convidado na pós PUCRS Online.  

O conselho editorial da Revista PUCRS é composto pela pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff, pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Alexander Goulart, pelo superintendente de Inovação da PUCRS e Tecopuc, Jorge Audy, pela assessora de Comunicação e Marketing, Lidiane Lorenzoni, pelo vice-reitor, Ir. Manuir Mentges e a diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Martha Campos.

A publicação tem como supervisora editorial a líder do Núcleo de Conteúdo e Relacionamento com a Imprensa da Assessoria de Comunicação e Marketing da PUCRS, Fernanda Dreier, e como editores os jornalistas Leonardo Pujol, Ricardo Lacerda e Emanuel Neves, da República Conteúdo. O projeto gráfico foi desenvolvido pelo designer Juliano Guedes e as fotos, em sua maioria, são do fotógrafo Giordano Toldo. Além disso, conta com a participação de muitas outras pessoas que foram essenciais para a conclusão da edição. Clique aqui para conferir o Expediente completo.

Mais recentes