Ensino

Famecos celebra pesquisa de doutorado em cotutela com dupla diplomação  

sexta-feira, 12 de abril | 2024

 A pesquisadora Luana Chinazzo Müller teve sua tese aprovada com louvor, apresentando uma análise sobre os imaginários em relação às vacinas contra a Covid-19 no X (antigo Twitter)  

Renata Rezende Ribeiro (UFF), Cristiane Freitas Gutfreind (PUCRS), Juremir Machado (PUCRS), Fábio Malini (UFES), Luana Chinazzo Müller, Philippe Joron (Paul Valéry) e Heloísa Juncklaus Preis Moraes (UniSul) / Foto: Arquivo pessoal

Luana Chinazzo Müller, pesquisadora da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS, apresentou, nessa quinta-feira (11), sua tese desenvolvida no modelo de cotutela com dupla titulação, sob a orientação do professor Juremir Machado da Silva, da PUCRS, e do professor Philippe Joron, da Université Paul Valéry Montpellier III. A pesquisa, intitulada “Socialidade e Desinformação: análise de imaginários sobre as vacinas contra a COVID-19 no X (antigo Twitter)”, teve o incentivo do Capes PrInt e foi aprovada com louvor.   

O objetivo da tese foi investigar a presença de desinformação nas conversações sobre o desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19 no X, durante o primeiro ano de pandemia, com foco em compreender como esse contexto influenciou o imaginário brasileiro em relação à vacinação. De forma conclusiva, a pesquisadora destacou que é preciso incentivar a criação, estimular a imaginação, o lúdico e o festivo em relação à temática, explorando a vontade de estar junto, como no caso da pandemia, e fortalecendo o pertencimento deste período pós-moderno.  

“Isso se traduz na adoção de estratégias que valorizam a expressão cultural, a interação social positiva e o desenvolvimento de narrativas, distanciando-se das antíteses. Estratégias que conversam com a cultura digital, em que as mídias mobilizam os usuários”, destacou Luana.  

O professor orientador de Luana e coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom), Juremir Machado da Silva, destacou que essa banca consolida a importância da união entre as duas instituições.  

“Estamos aqui para celebrar essa ideia de que é possível fazer pesquisa em equipe, resultando em benefícios em diferentes partes do mundo”, afirma.  

Também comentou sobre a temática da pesquisa, caracterizando que a tese traz expectativas, esperanças e relevância. O professor Joron, representando a Université Paul Valéry Montpellier, destacou o envolvimento da pesquisadora na universidade francesa, ressaltando a participação ativa da estudante em eventos, seminários e aulas. A pesquisadora complementou afirmando que “o conhecimento é feito em colaboração”.  

A banca foi composta pelos professores Cristiane Freitas Gutfreind (PUCRS), Cintia Fernandes Sanmartin (UERJ), Fábio La Rocca (Université Paul Valéry Montpellier), Fábio Malini (UFES), Heloísa Juncklaus Preis Moraes (UniSul) e Renata Rezende Ribeiro (UFF). 

Leia também: Dupla titulação: primeira tese com Universidade de Granada é defendida na Escola de Direito

Mais recentes