Inovação

Falling Walls Lab Brazil premia ideia com potencial transformador

sexta-feira, 13 de julho | 2018

Falling Walls Lab BrazilEstão abertas as inscrições para o Falling Walls Lab Brazil, oportunidade que levará uma ideia inovadora brasileira para ser compartilhada na Alemanha com líderes globais da ciência, negócios, política, arte e sociedade. O melhor projeto de pesquisa, plano de negócio ou iniciativa social ganhará uma viagem para concorrer na etapa mundial do concurso e participar da Falling Walls Conference, em Berlim, no mês de novembro. As inscrições para a etapa brasileira devem ser feitas até dia 5 de agosto pelo site www.falling-walls.com/lab, na opção Brasil. Podem se inscrever estudantes de Graduação, Pós-Graduação, jovens profissionais e empreendedores com ideias de qualquer área do conhecimento.

Apresentação das ideias em inglês

Os selecionados serão entrevistados e depois receberão treinamento para a classificação final, que acontece em outubro, no Centro de Inovação Ahoy! Berlin São Paulo. Cada participante terá três minutos para fazer sua apresentação, em inglês, mostrando a relevância e o poder de transformação de sua ideia para um júri composto por especialistas da academia e do empresariado – formato que se repetirá na etapa mundial do concurso. Além do concurso e da conferência, o vencedor brasileiro também participará, na Alemanha, de atividades para conhecer centros de pesquisa e empreendedorismo, organizadas pela Research in Germany – uma iniciativa do Ministério da Educação e Pesquisa (BMBF) que visa promover as instituições alemãs de ensino e pesquisa no mundo.

Na etapa final do concurso, serão julgadas 100 propostas oriundas de mais de 80 países. Os três primeiros colocados terão a oportunidade de apresentar suas ideias na conferência mundial, ocasião em que mais de 20 cientistas líderes irão mostrar suas mais recentes descobertas para uma audiência aproximada de 700 pessoas.

Sobre o concurso

O concurso e a conferência são uma iniciativa da Falling Walls Foundation, instituição alemã sem fins lucrativos que promove discussões sobre pesquisa e inovação, divulgando as descobertas científicas mais recentes para um público amplo de todas os segmentos da sociedade. No Brasil, a atividade está sendo promovida pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), em parceria com o Centro de Inovação Ahoy! Berlin São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). 

Sobre a Falling Walls Foundation

Plataforma internacional para líderes, a Falling Walls Foundation foi criada no 20º aniversário da queda do muro de Berlim. Inspirada por este acontecimento histórico, a questão central de cada encontro promovido pela Fundação é: Quais serão os próximos muros (da ciência e tecnologia) a cair e transformar o mundo? A Fundação é apoiada pelo Ministério Alemão para Educação e Pesquisa, pela Fundação Robert Bosch, pela Associação Helmholtz, pelo Senado de Berlim e por várias instituições acadêmicas, fundações, empresas, organizações não-governamentais e personalidades proeminentes. Mais informações: www.falling-walls.com/

Sobre o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo

O Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo) foi criado em 2009 pelo Ministério das Relações Externas da Alemanha, como parte da política de internacionalização da ciência e pesquisa alemã. O objetivo é aumentar a visibilidade no Brasil da Alemanha como polo científico e tecnológico e favorecer a sinergia e o intercâmbio entre as instituições científicas alemãs e brasileiras, bem como destas com empresas – em especial em São Paulo, o maior centro industrial alemão fora da Alemanha. Mais informações: www.dwih.com.br/pt-br.

Mais recentes