Serviços

Exposição virtual aborda sociedades indígenas do Brasil e da Austrália

segunda-feira, 04 de outubro | 2021

sociedades indígenas

Foto: Divulgação/MCT-PUCRS

Com o objetivo de unir conhecimento e interatividade, a exposição virtual Práticas Adaptativas Culturais Brasil-Austrália foi desenvolvida para proporcionar aos visitantes um espaço em que é possível se aproximar da história das sociedades indígenas do Brasil e da Austrália. Durante a apresentação, é possível desvendar as similaridades e as curiosidades entre os costumes de ambas as populações. Além disso, a mascote do Museu, EuGênio, estará presente para completar a experiência com jogos e conversas. 

A exibição é resultado de uma parceria entre o Centro de Internacionalização da Educação Brasil-Austrália, a Association of Iberian and Latin American Studies of Australasia (AILASA) e o Laboratório de Arqueologia do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS).  

Sobre a temática sociedades indígenas 

Brasil e Austrália têm dezenas de milhares de anos de interação humana com seus ambientes únicos e variados. A dinâmica desses grupos indígenas e a pluralidade de vozes de seus descendentes contemporâneos são essenciais para explorar a complexa relação entre os ecossistemas naturais, a adaptação humana e a modificação do meio ambiente, história e cosmologia. Dito de outra maneira: “como vemos e cuidamos de nossos lugares no mundo”.  

Ao comparar duas narrativas amplas, únicas e diversas da interação indígena com o meio ambiente, podemos ilustrar a complexidade da adaptação humana e aprender lições aplicáveis sobre nosso relacionamento com o meio ambiente e a sociedade contemporânea. Arqueologia, Antropologia e História são disciplinas essenciais para compreender e explicar como essas dinâmicas ocorreram em partes específicas do mundo.  

Os seguintes módulos “adaptativos” apresentados aqui como estudos de caso, procuram entender as sociedades indígenas de ambos os países. Pois, comparando alguns detalhes e contando pequenas histórias, podemos ver mais claramente como as diferentes condições ambientais influenciam as escolhas culturais tomadas e como, por sua vez, os relacionamentos culturais influenciam os comportamentos adaptativos no futuro.  

É, sem dúvida, um processo fascinante que tem uma longa história e uma complexa inter-relação entre os mais diversos agentes, que está se desenrolando no nosso planeta neste exato momento. 

Acesse e confira a exposição

Leia também: 5 filmes e séries disponíveis em serviços de streaming para praticar idioma

Mais recentes