Cultura

TENDA – Teatro Estudantil

Neste semestre, de 5 de abril a 21 de junho, nas sextas-feiras, acontecem as atividades do grupo TENDA (Teatro Estudantil e Núcleo de Arte da PUCRS) no Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS. Serão 12 encontros, das 14h às 17h, dedicados aos estudos sobre performance como linguagem teatral, ministrados pela escritora e diretora Gisela Rodriguez. Para se inscrever, é preciso ter idade mínima de 16 anos.   

O TENDA é um grupo de teatro formado por estudantes da PUCRS que busca trazer aprendizagens e vivências das artes cênicas para dentro da Universidade, através de laboratórios de atuação, criação e montagem teatral. No primeiro semestre deste ano, o grupo realiza estudos e experimentos sobre os conceitos de performance e sua dinâmica para a criação e realização de intervenções cênicas a partir de contos de Franz Kafka. Nessa etapa, estão previstos exercícios individuais e coletivos de improvisos corporais e vocais, com base em teorias e práticas de sistemas performativos propostos por Marina Abramović, Eleonora Fabião, Augusto Boal e Kazuo Ohno.   

No segundo semestre, o grupo abre novas inscrições para realizar a montagem do espetáculo Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Nessa segunda etapa, os inscritos têm aulas de interpretação teatral, dramaturgia e criação de personagens a partir de teorias e práticas de Constantin Stanislavski, Bertold Brecht e Jerzy Grotowski. Além disso, participam da montagem da peça atuando e auxiliando na produção, figurinos, maquiagem, criação de trilha sonora e cenografia.

O grupo oferece inscrições gratuitas, com vagas limitadas e restritas a estudantes de graduação e pós-graduação da PUCRS. A frequência mínima em 75% dos encontros confere um certificado de horas complementares de acordo com a carga horária da atividade. A tolerância de atraso para os encontros é de até 10 minutos. 

INSCREVA-SE AQUI

Confira o e-mail cadastrado no sistema de inscrição, pois ele será utilizado para comunicados oficiais da atividade (confirmação de matrícula, envio de certificado etc.).

Sobre a ministrante 

Gisela Rodriguez é mestra e doutora em Escrita Criativa pela PUCRS e possui bacharelado em Teatro pela Faculdade CAL de Artes Cênicas (RJ). Escreveu os romances Entre a neve e o deserto (Libretos Editora, 2014) e Breve como tudo (Ed. Bestiário, 2021), além do livro de poemas e fotografias Desordem (FUMPROARTE, 2015). Integrante do Grupo Nômade de Teatro de POA, realizou roteiros dramatúrgicos, dirigiu peças e atuou em diversos espetáculos.  

Serviço 

  • O quê? Ateliê PUCRS Cultura – TENDA – Teatro Estudantil e Núcleo de Arte: performance como linguagem teatral 
  • Datas: 05/04, 12/04, 19/04, 26/04, 03/05, 10/05, 17/05, 24/05, 31/05, 07/06, 14/06, 21/06 (sextas-feiras) 
  • Horário: Das 14h às 17h 
  • Local: Ateliê PUCRS Cultura – Térreo do Prédio 30   
  • Inscrições: Gratuitas e exclusivas para estudantes de graduação e pós-graduação da PUCRS, pelo link 
  • Faixa Etária: A partir de 16 anos