Ensino

Humanitas XXI - Da ética do cuidado à Política do cuidado: uma abordagem feminista 

A palestra será ministrada pela professora Fabienne Brugère, da Universitè Paris 8 (França)

No dia 23 de abril, o Humanitas XXI traz mais um nome internacional para conversar com os estudantes da PUCRS. A professora da Universitè Paris 8 (França) Fabienne Brugère irá ministrar a palestra “Da ética do cuidado à Política do cuidado: uma abordagem feminista”. O evento, que também marca a aula inaugural do PPG em Educação, contará com tradução simultânea para o português. 

A atividade, que é organizada pela Escola de Humanidades e pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães, conta com o apoio das Escolas Politécnica; Ciências da Saúde e da Vida; Medicina; e Comunicação, Artes e Design. A palestra acontecerá no auditório do prédio 9, a partir das 19h. 

Sobre o Humanitas XXI

O século XXI apresenta desafios inéditos para a humanidade e exigem que reflitamos e (re)pensemos os sentidos, as perspectivas e os impactos que geram na vida cotidiana. (Re)pensar as formas: de ser, de se relacionar, de interagir, de crer, de educar, de utilizar as (novas) tecnologias, de organizar-se socialmente, de julgar casos jurídicos, de trabalho (dentre outros) é uma necessidade que se impõe para todas as áreas do saber, mas, sobretudo, às Ciências Humanas que, desde sempre, estiveram na vanguarda da reflexão sobre essas questões propondo respostas adequadas aos contextos plurais de cada período histórico. 

Para contribuir significativamente com este diálogo e, principalmente, apontar horizontes, a Escola de Humanidades organiza o projeto Humanitas XXI, que congrega nomes de referência, nacional e internacional, em parceria com outras Escolas da PUCRS, para analisar, refletir e buscar possíveis respostas para questões centrais que emergem dos desafios deste século e que exigem, inclusive, o repensar do humano e da humanidade. 

Serviço 

  • O quê: Humanitas XXI – Da ética do cuidado à Política do cuidado: uma abordagem feminista   
  • Quando: 23 de abril 
  • Horário: 19h 
  • Onde: auditório do prédio 9 (Escola de Humanidades)