Com o objetivo de sensibilizar estudantes para assuntos que ultrapassam os muros da Universidade, professores dos cursos de Design (Design de Produto e Design de Comunicação) da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS (Famecos) realizam ações interdisciplinares que unem o aprendizado em sala de aula com problemas do dia a dia. Marcelo Martel, Julio Cesar Caetano da Silva, Vinicius Mano, e Denize Carniel ministram juntos a disciplina de Laboratório Interdisciplinar de Design I, onde alunos/as do primeiro semestre desenvolvem brinquedos para serem destinados a crianças e adolescentes atendidas pela Fundação Pão dos Pobres.
A parceria entre os cursos de Design e o Pão dos Pobres acontece desde 2017, com a entrega de móveis infantis à Fundação e, desde 2021, o curso também realiza a entrega de brinquedos. O professor e coordenador do projeto, Marcelo Martel, explica que no primeiro trabalho da disciplina, os/as estudantes desenvolvem brinquedos lúdicos para crianças e adolescentes entre seis e 14 anos, sem distinção de gênero, a partir da releitura de um brinquedo antigo e com o uso de material reciclado.
Leia mais: Alunos de Design criam brinquedos de papel para pediatria do HSL
“Os brinquedos podem ser utilizados pela equipe pedagógica do Pão dos Pobres para apoiar atividades educacionais, como coordenação motora, raciocínio lógico e matemático, música e literatura. A execução de protótipos se necessário teria apoio, como tarefa didática, de alunos dos cursos da Fundação Pão dos Pobres.”
Miguel Souza Kraemer, de 18 anos, é um dos estudantes de Design de Produto que participou da confecção dos brinquedos neste semestre. Ele e seus colegas se inspiraram no jogo Pizza Maluca para desenvolver o projeto, e os/as alunos/as buscaram combinar brincadeira com o estudo da matemática.
“O jogo tem a mesma ideia de montar uma pizza, mas é preciso contar os ingredientes e também administrar o dinheiro. Jogamos para testar e foi muito divertido. Como outros grupos fizeram brinquedos para crianças menores, optamos por priorizar as crianças um pouco mais velhas, que não necessariamente tiveram acesso a brinquedos quando mais novas”, explica.
Os cursos de graduação da PUCRS buscam sempre combinar o aprendizado em sala de aula com a prática. O professor da Famecos Vinicius Mano explica que a ideia de ter esse projeto já no primeiro semestre faz com que os/as alunos/as experenciem o Design desde o começo da graduação. Além disso, o discente enfatiza a importância desse projeto cultivado com o Pão dos Pobres.
Leia também: 5 dicas: formas de expandir o conhecimento durante a graduação
“Eu acho que esse movimento gera uma motivação muito forte, porque você está começando o curso de Design e vai se deparar com um problema real, mas que não deixa de ser legal e divertido. Desenvolver histórias, marca, personagens, cenários e dinâmicas – isso é muito próprio do designer. Acaba acontecendo uma junção muito positiva, porque os/as estudantes gostam desse universo de jogos e lá na Fundação eles precisam de jogos para que as crianças consigam aprender de forma divertida”.
Os/as estudantes também aprovam essa dinâmica. Miguel diz que não pensou que iria chegar na universidade já produzindo trabalhos de grande impacto, mas que ele e seu grupo conseguiram pensar em algo legal e lúdico.
Para Vinicius, que acompanhou o projeto dos/as estudantes desde o início do semestre, fica visível que quando os/as alunos/as ficam interessados e tem vontade de fazer, o resultado é incrível. “Você olha esses projetos e consegue ver que o brinquedo teve uma intenção, alguém colocou cor, formas, personagens para deixar a ideia forte. Então acho que é isso que deixa a gente mais contente: poder fazer essa ligação e acompanhar. Estar junto com os alunos até esse momento final”, finaliza.