Espaço Jovem Cientista promove educação científica durante a pandemia

quinta-feira, 07 de janeiro | 2021

O Espaço Jovem Cientista (EJC) é um evento anual do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS que oportuniza a atuação de professores e estudantes da Educação Básica de diferentes escolas do Rio Grande do Sul, na elaboração e apresentação de seus projetos de pesquisa. Em 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, o evento foi inteiramente realizado no formato online. O Espaço Jovem Cientista 2020 – Edição Virtual recebeu 223 pré-inscrições (através do envio dos resumos) de 25 escolas de Porto Alegre e do interior do Estado.

Os mais de 270 estudantes e professores integrantes dos 80 trabalhos selecionados (40 da área de Ciências da Natureza e 40 de Ciências Humanas) tiveram a oportunidade enviar seus trabalhos através de uma página do Moodle-PUCRS que foi criada especialmente para o EJC 2020. Para avaliar os projetos, o evento contou com a participação de pós-doutorandos e estudantes de diferentes programas de pós-graduação da PUCRS. Os trabalhos elencados como destaques tiveram seus vídeos divulgados no site do MCT-PUCRS e podem ser acessados neste link. Entre os temas abordados pelos estudantes estão saúde, representatividade, acessibilidade e meio ambiente.

“Assistindo aos vídeos, é possível constatar que, apesar do ano atípico e desafiador, as escolas, junto com seus professores e estudantes, se dedicaram a desenvolver belos trabalhos para participarem do EJC 2020. Todas estão de parabéns”, destaca a professora Renata Medina, coordenadora do evento.

Edição deste ano contará com novidades

Para a edição de 2021 do Espaço Jovem Cientista, o MCT-PUCRS foi contemplado com recursos da Chamada CNPq/MCTI nº 17/2020 – Feiras de Ciências Mostras Científicas. O evento está planejado para ser realizado no segundo semestre de forma híbrida (presencial e online, de acordo com a preferência dos participantes).

O EJC 2021 também terá como diferencial o transporte para escolas públicas carentes que desejarem apresentar presencialmente seus trabalhos. Tais iniciativas tem como principal propósito aumentar a possibilidade de participação de escolas que nunca tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos no EJC.

Ações preparatórias para o evento, com vídeos e lives sobre diferentes assuntos ligados à ciência, tecnologia e histórico de importantes pesquisadores(as) também estão programadas e acontecerão já no primeiro semestre deste ano, com o propósito de motivar as escolas a se dedicarem à elaboração de projetos de ciências.

A premiação do EJC 2021 também terá novidades: contará com bolsas (de três meses) para até dois professores orientadores e cinco estudantes do grupo avaliado como o principal destaque do evento. Os alunos ou alunas bolsistas terão a oportunidade de desenvolver atividades de iniciação científica nos laboratórios de pesquisa e nas coleções do MCT-PUCRS, e os professores bolsistas terão um uma experiência de atuação junto à Coordenadoria Educacional nas atividades educacionais desenvolvidas pelo Museu.