O curso de Medicina da PUCRS é o melhor da região Sul do Brasil, entre as instituições públicas e privadas, segundo o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2016. A Universidade marcou 3,57 pontos e alcançou a faixa 4, em uma escala que vai de 1 a 5. A avaliação foi divulgada na última segunda-feira (27) pelo Ministério da Educação (MEC) relacionado ao triênio 2014-2016.
“Esse reconhecimento vem ao encontro da nossa proposta pedagógica, que está estruturada em formar médicos com atitudes crítica e reflexiva. Além de capacitá-los a atuar no processo de saúde-doença, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania”, destaca o Decano da Escola de Medicina da PUCRS, Jefferson Braga da Silva.
Mais de 2,3 mil médicos já se formaram na Escola de Medicina da PUCRS. Os alunos possuem várias estruturas para o aprendizado como: Hospital São Lucas, Instituto do Cérebro (InsCer), Biblioteca da Escola de Medicina e Centro de Extensão Universitária Vila Fátima, que atende a comunidade de baixa renda situada na zona leste de Porto Alegre.
No conceito final do Índice Geral de Cursos (IGC), a PUCRS atingiu a expressiva pontuação 3,49, na faixa 4 (entre 1 a 5), alcançando um representativo resultado entre as instituições de ensino do país.
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. O cálculo e a divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade. Isto com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
Para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do país, os estudantes podem consultar, entre outros indicadores, o Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único número a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC após a divulgação dos resultados do Enade.