Escola de Comunicação da PUCRS lança Festival Universitário de Cinema e Audiovisual (Fuca)

quarta-feira, 25 de setembro | 2024

Lançamento ocorreu durante uma roda de conversa sobre festivais do audiovisual, entre estudantes, professores e profissionais da área

Bate papo sobre Festivais de Audiovisual. Foto: Colab

A Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) anunciou, nesta terça-feira (24), o lançamento do Festival Universitário de Cinema e Audiovisual (FUCA), que ocorrerá entre os dias 7 e 8 de novembro, na PUCRS, em comemoração aos 20 anos do curso de Produção Audiovisual. O lançamento aconteceu nesta manhã durante uma roda de conversa sobre festivais do audiovisual, com a presença de estudantes, professores e profissionais da área.

A primeira edição do FUCA será uma mostra competitiva voltada para estudantes universitários de todo o Brasil. O festival promove a integração e o intercâmbio de experiências por meio do audiovisual, oferecendo aos jovens produtores uma plataforma para exibir suas obras e conquistar visibilidade. Em celebração aos 20 anos do curso de Produção Audiovisual, o FUCA foi desenvolvido pelos estudantes do curso e é uma realização da Famecos e do Instituto da Cultura, com o apoio de entidades setoriais.

Para a coordenadora do curso de Produção Audiovisual, Helena Stigger, um dos desafios do FUCA foi criar categorias que vão além da apresentação de curtas, demonstrando a multidisciplinaridade da área e incentivando trabalhos como os de animação, games e documentários, além de abraçar diferentes perspectivas da comunicação. Ela também destaca que a premiação busca aproximar universidades, discutir linguagens e como elas dialogam, além de compartilhar experiências e construir novos aprendizados.

A decana da Famecos, professora Rosângela Florczak, destacou o pioneirismo do curso ao completar 20 anos de atuação, valorizando as produções dos estudantes e professores. Para ela, este é um momento importante não apenas para comemorar o que foi construído até aqui, mas também para analisar as transformações ocorridas à luz do nosso tempo. Ela ressalta a importância de refletir sobre o contexto atual, examinando as relações sociais e compreendendo o lugar do audiovisual na sociedade contemporânea, com seus dramas, conflitos e avanços.

Para lançar o FUCA e apresentar o tema aos estudantes da Famecos, ocorreu, na manhã de hoje, uma roda de conversa sobre festivais da área. Participaram do encontro Ramiro Azevedo, diretor de Canais da Box Brasil, e Jaqueline Beltrame, gestora e produtora cultural, ambos compartilhando suas experiências na coordenação e curadoria do Cine Esquema Novo. Kaya Rodrigues, multiartista, produtora e arte-educadora, também contribuiu trazendo suas vivências no Festival de Cinema Negro em Ação.

Sobre o Cine Esquema Novo, os profissionais explicaram que o festival surgiu com o propósito de construir pontes e estabelecer parcerias, além de valorizar e conhecer a produção de materiais. Na época de seu lançamento, não havia práticas acessíveis, como a possibilidade de encontrar filmes pela internet. Assim, o festival foi ganhando popularidade. Atualmente, está indo para a sua 15ª edição e é reconhecido nacionalmente, dialogando também com as artes visuais e indo além do audiovisual.

Já o Festival de Cinema Negro em Ação está indo para a sua quinta edição. A competição seleciona produções audiovisuais como videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens, no formato digital, de temática livre, realizadas por pessoas negras ou com protagonismo negro nos processos de criação ou autoria do projeto. As inscrições estão abertas e o festival deve ocorrer de 17 a 20 de outubro, também em Porto Alegre.

INFORMAÇÕES:

O que: Festival Universitário de Cinema e Audiovisual (Fuca)
Quando: 7 e 8 de novembro
Inscrições: https://www.pucrs.br/eventos/fuca2024