Iniciativa tem o objetivo de modernizar e ampliar os espaços do prédio. Solenidade acontece às 11h, no prédio 7 da PUCRS
A iniciativa tem o objetivo de modernizar e ampliar os espaços do prédio, além de promover melhorias que favoreçam os processos de aprendizagem. / Foto: Raul Krebs
O tradicional prédio 7 da PUCRS, local que sedia a Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) há 51 anos, inaugura os novos espaços nesta quarta-feira (14). A solenidade contará com a presença do reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, da decana da Famecos, Rosângela Florczak, professores, estudantes e demais integrantes da comunidade universitária.
A iniciativa tem o objetivo de modernizar e ampliar os espaços do prédio, além de promover melhorias que favoreçam os processos de aprendizagem. Tanto os cursos de graduação presencial em Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual, Design e Comunicação Empresarial como o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social irão se beneficiar do saguão reformado.
“Os novos espaços buscam aproximar os alunos da Indústria Criativa, consolidando-a como um dos princípios centrais da Escola. Além disso, refletem o compromisso da PUCRS em se tornar uma universidade inovadora, alinhada às demandas de uma nova sociedade”, pontua a decana.
Entre os novos ambientes estão a Sala da Indústria Criativa, o Freezone, um estúdio de podcast, um espaço gourmet e áreas adicionais para estudo e convivência, todos projetados para apoiar e estimular a interação acadêmica. A Sala da Indústria Criativa, por exemplo, foi desenhada para fomentar a integração e o desenvolvimento de projetos, e conta com computadores de alta performance para apoiar as atividades dos alunos e de profissionais externos. O saguão, agora ampliado, oferece um ambiente ideal para troca de ideias e apresentações, além de exposições como de artes e fotografia.
Esta é a primeira reforma estrutural realizada no prédio e vem sendo conduzida desde agosto do ano passado, conforme previsto no Planejamento Estratégico 2023-2027 da Universidade. / Foto: Raul Krebs
O Freezone é uma sala versátil, disponível para diversos usos e ficará à disposição dos alunos para trabalhos individuais ou em grupo. Trata-se de estúdio livre, com isolamento acústico e equipamentos necessários para gravações. Todos os alunos da universidade poderão aproveitar os espaços multiuso. Já o estúdio de podcast é resultado de uma parceria com uma empresa externa, que permitirá aos alunos a participação em atividades práticas e integração com o mercado diretamente no ambiente de ensino.
“Queremos garantir ambientes mais flexíveis e versáteis aos alunos. A nossa área é muito dinâmica e se modifica o tempo todo, por isso, precisamos de mudanças constantes nos espaços. Temos que adaptar o prédio às pessoas e não as pessoas ao prédio. É um projeto baseado em espaços múltiplos, porque hoje em dia a faculdade não é só sala de aula, é muito mais”, destaca Rosângela.
Esta é a primeira reforma estrutural realizada no prédio e vem sendo conduzida desde agosto do ano passado, conforme previsto no Planejamento Estratégico 2023-2027 da Universidade. Além das salas, também foi aberta uma parte do jardim na frente do prédio que ficava interditada. A área verde tornou-se espaço de convívio para a comunidade acadêmica, com bancos para sentar e um novo bicicletário.
Durante a solenidade, será lançado o projeto Ressoa, uma parceria da Famecos com o Instituto de Cultura que visa estimular a integração cultural e artística na comunidade acadêmica. Artistas e bandas do cenário musical de Porto Alegre e região metropolitana terão a oportunidade de se apresentar e divulgar seu trabalho. A primeira apresentação musical ocorrerá às 11h, com a cantora Izmália, e, posteriormente, às 18h, a mesma artista fará uma apresentação exclusiva.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL