Ensaios de Morar: B.art e Dessa Ferreira musicam poemas

quinta-feira, 04 de junho | 2020

ensaios de morar; instituto de cultura, música, poesia; poemas musicados

Fonte: Divulgação

Nesta semana, o projeto Ensaios de Morar, promovido pelo Instituto de Cultura da PUCRS e o Projeto Concha, apresenta as criações em música e vídeo de poemas de Ana Martins Marques concebidas pelas artistas B.art e Dessa Ferreira. Publicados respectivamente nos dias 2 e 4 de junho pelos canais dos realizadores do projeto, os vídeos dão continuidade a série de publicações semanais que ocorrem até o dia 9 de julho.

Por meio da poesia, da música e do vídeo, o projeto busca refletir sobre essa nova relação que estamos tendo com a casa, local que passamos a habitar por mais tempo e, por isso, começamos a ver por outros ângulos, destaca a curadora do projeto, Alice Castiel. Foi lendo Ana Martins Marques que a curadora teve a ideia de convidar artistas para musicarem seus poemas, pois observou que alguns dos poemas de Ana Martins “trazem a temática da casa, das miudezas internas, dos móveis banais, das emoções territoriais”. Dessa leitura e admiração pela poesia de Ana Martins surgiu “a vontade de ouvir algumas dessas escritas vindas de outras vozes, entoadas em outros ritmos, talvez em uma busca incessante por proximidades que só são possíveis através da arte”, conta a curadora do projeto.

Os dois poemas musicados e apresentados em vídeo nesta semana foram retirados do livro Como se fosse a casa: uma correspondência, que Ana Martins Marques escreveu em parceria com o poeta Eduardo Jorge. O primeiro vídeo musicado, que será publicado no dia 2 de junho, é uma criação da rapper, DJ, poeta, MC, fotógrafa, jornalista e escritora B.art. Artista selecionada pelo programa Natura Musical, B.art está com seus seu primeiro disco em fase de gravação e, ainda neste ano, faz o lançamento do disco acompanhado de zine, show e uma série de videoclipes. O outro vídeo, que será publicado no dia 4 de junho, é de Dessa Ferreira. Cantora, compositora, percussionista, bacharel em música pela UFRGS e produtora musical, a artista toca nos trabalhos autorais de Dona Conceição, Thiago Ramil e nos grupos Sankofa Drums e Oseetura. Ainda em 2020, grava seu primeiro álbum autoral solo e lança o primeiro CD do grupo Três Marias.

Confira os poemas que foram musicados e gravados em vídeo pelas artistas:

ensaios de morar, instituto de cultura, no meu canto

B.art / Foto: Divulgação

Em Como se fosse a casa: uma correspondência (Relicário Edições)
Por B.art

A pequena área
Do apartamento
Cabe a ela:
Ela guarda
O sol
Em seu coração
Rubro
Ruim
E no prato
Que repartimos
Devolve-nos hoje
Ardente
O sol
De ontem

Dessa Ferreira / Foto: Divulgação

Em Como Se Fosse a Casa (Relicário Edições)
Por Dessa Ferreira

Nenhuma planta
No apartamento mobiliado
(A menos que as xícaras
Comecem a florir)
A não ser a planta
Dos pés
Arrastando raizes
Arrancadas à força
(Mal sustentando o
Peso morto do amor)

Ao final da publicação dos 14 poemas audiovisuais, no início de julho, ocorre o lançamento de um site desenvolvido especialmente para o projeto, com artes criadas por Clara Trevisan. A plataforma vai reunir os poemas escritos por Ana Martins Marques com os vídeos produzidos pelas artistas, acrescidos de um ensaio da escritora, poeta e professora de Escrita Criativa na PUCRS Moema Vilela. A construção do site vem da intenção de montar uma espécie de livro virtual que reúna todas as artes e artistas envolvidas.

Artistas participantes do Ensaio de Morar:

Veja os vídeos de B.art e Dessa Ferreira: