Institucional

PUCRS participa do V Encontro Internacional de Reitores Universia

quarta-feira, 10 de maio | 2023

PUCRS participa do V Encontro Internacional de Reitores Universia

Comitiva de líderes universitários brasileiros teve a presença dos reitores da PUCRS, PUC-PR, PUC-SP, PUC-Campinas, PUC-Rio e Unisinos/ Foto: Divulgação

Entre os dias 8 e 10 de maio o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, está participando do V Encontro Internacional de Reitores Universia em Valência, na Espanha. Em um contexto de grandes desafios sociais, como a transformação digital, a emergência climática e a desigualdade social, o evento promovido pelo Santander busca unir, instigar e fomentar a atuação das universidades e seu potencial de impacto na sociedade.  

Com o tema “Universidade e Sociedade”, a edição de 2023 reuniu 700 líderes universitários – que representam 14 milhões de estudantes de todo o mundo – e terá debates em torno de três eixos principais: aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação e redes e interconexão entre as universidades. O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, realizou a abertura do evento, junto da presidente do Santander e da Universia, Ana Botín. 

Segundo Evilázio, o tema macro do congresso é muito atual e vem ao encontro do posicionamento da PUCRS de ser uma Universidade de excelência e de alto impacto positivo na sociedade.

“É muito bom saber que estamos no caminho, perceber que nossa atuação que gera impacto social por meio da pesquisa, do ensino e da extensão, como também em todos os serviços, é algo cada vez mais necessário. Podemos cada vez mais gerar resultados que transformem de verdade as comunidades e a vida das pessoas. Nossa participação em workshops e audiências por aqui corrobora que estamos muito alinhados com os grandes desafios e aspirações da sociedade contemporânea”, destaca. 

Leia também: Consórcio internacional discute avanços na construção de universidades mais sustentáveis

A relevância das Universidades no Brasil 

O representante da PUCRS integra uma considerável delegação de reitores brasileiros, entre eles os líderes da PUCPR, PUC-Campinas, PUC-SP, e PUC-Rio, que recentemente estiveram em Roma, para a comemoração dos 70 anos da Organização de Universidades Católicas da América Latina e Caribe (ODUCAL). De acordo com Evilázio, as universidades atuais vivem num contexto de complexidade e incerteza em que novas interfaces com a sociedade são exigidas.

PUCRS participa do V Encontro Internacional de Reitores Universia

Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, no V Encontro Internacional de Reitores Universia em Valência, na Espanha/ Foto: Divulgação

“Não se trata apenas de promover a formação de profissionais competentes para o mercado de trabalho, mas de ser a promotora de autêntica excelência humana, pessoal, social e profissional. A relevância da Universidade deve ser avaliada em termos do ajuste entre o que a sociedade espera das instituições e o que elas realizam de fato. A educação superior necessita reforçar suas atividades extensivas à sociedade, voltadas para a eliminação da pobreza, intolerância, violência, analfabetismo, fome, deterioração do meio ambiente e enfermidades. De modo especial, a Universidade, por meio de uma perspectiva inter e transdisciplinar deve almejar a criação de uma nova sociedade não violenta e não opressiva, constituída de indivíduos altamente motivados e íntegros, inspirados pelo amor à humanidade e guiados pela busca da sabedoria”, conclui.