Institucional

Encontro com a Reitoria celebra conquistas e recorda real sentido do Natal

terça-feira, 10 de dezembro | 2019

Natal em Comunidade

Celebração reuniu a Comunidade Universitária no Centro de Eventos da PUCRS

Um encontro para celebrar o Advento e recordar o real sentido do Natal cristão. Momento para olhar o que se construiu e conquistou, as perspectivas para 2020, o propósito da nossa atuação e resgatar o valor da solidariedade, das relações, da simplicidade, da presença. O Encontro com a Reitoria – Celebrar em Comunidade, reuniu centenas de profissionais da Universidade nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, no Centro de Eventos, e provocou reflexões profundas a partir da arte, poesia, música e mensagens inspiradas no tema institucional de Natal neste ano: Nasce a luz.

Crianças e adolescentes do Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand, abriram a celebração com uma apresentação musical composta de canções da música popular brasileira e músicas natalinas. A instituição, que atua há mais de três anos na comunidade do Partenon, foi espaço de atividades de voluntariado da Universidade ao longo do ano. As demais canções da celebração foram interpretadas pelo Coral da PUCRS, regido pelo maestro Márcio Buzzato, e também por integrantes da equipe de Pastoral.

Retrospectiva do ano e horizontes para 2020

Na primeira parte da celebração, o reitor, Irmão Evilázio Teixeira, recordou as principais iniciativas e conquistas da Universidade durante o ano de 2019, nas áreas de ensino, inovação, pesquisa, infraestrutura do campus, internacionalização, cultura, impacto social, sustentabilidade, captação, saúde e gestão de pessoas.

O reitor também apresentou algumas perspectivas para o próximo ano, como o avanço do Campus da Saúde e a conclusão da segunda fase do Instituto do Cérebro (InsCer), a previsão de crescimento das ações voltadas para a cultura e o novo olhar para o portfólio de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. Além disso, reforçou a meta ampliar o número de alunos do Pós PUCRS Online e de aprofundar ainda mais os projetos do PUCRS Print.

Ao final de sua fala, Ir. Evilázio deixou um convite para o próximo ano:  “convido-lhes a sermos mais modestos e a refletimos sobre uma pergunta: como posso ser melhor e mais feliz? Como posso ajudar a nossa Universidade a ser melhor e a cumprir a sua missão?”.

Presépio vivo, Natal ressignificado

“Que você, neste Natal, entenda o real sentido da data em que veio ao mundo um homem bom, destemido (…) o dono da festa não pode ser esquecido”. A leitura do Cordel de Natal, de Bráulio Bessa, abriu o momento de reflexões sobre os sentidos do Natal. A realidade dos migrantes foi inspiração para a palavra do Capelão da PUCRS, padre Gustavo Haas, e para a representação da sagrada família.

Composto pelos haitianos Muriele Dorisca e Peterson Carobert, colaboradores da PUCRS, junto à pequena Maria Vitória, filha de Muriele, nascida no Hospital São Lucas (HSL), o presépio vivo foi uma metáfora das milhares de famílias que peregrinam ao redor do mundo em busca de dignidade e melhores condições de vida.

Após a bênção do Capelão, a cerimônia encerrou com a apresentação do grupo de percussão do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar).

Confira a galeria de fotos:

Fotos: Bruno Todeschini

Mais recentes