Ensino

Curso de Psicologia foca em desenvolvimento de competências e empreendedorismo social

sexta-feira, 12 de maio | 2023

O curso alinha pesquisa e mercado de trabalho /Foto: Diego Furtado

Desenvolver o senso crítico, ampliar os horizontes e aprofundar conhecimentos são premissas básicas da trajetória na graduação. No curso de Psicologia, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, é possível vivenciar uma experiência integral, relacionando teoria e prática desde o primeiro semestre. De acordo com a professora Tatiana Cardoso Baierle, coordenadora do curso, o/a estudante tem a oportunidade de experenciar a realidade fora da sala de aula de forma gradual, atuando na busca por soluções em empresas e organizações.

“A Psicologia da PUCRS oportuniza interface com a arte, com o campo da saúde, com o campo das organizações, com instituições como escolas e outras instituições educativas, com o esporte, com a justiça. São diferentes frentes de trabalho que possibilitam ao aluno que se insira na comunidade – inicialmente de forma mais teórica e futuramente de forma mais prática”, explica a professora.

Para Tatiana, a importância de um corpo docente qualificado e diverso para que os estudantes se conectem com diferentes áreas. Assim, o/a aluno/a pode montar a sua formação de uma maneira diversificada, construindo trajetórias particulares e singulares a partir desses muitos contatos que o curso e a Universidade como um todo oferecem.

Pioneirismo e um olhar atento às transformações do mercado

Professores da graduação sempre estão de olho no mercado, de olho nas inovações na área da Psicologia /Foto: Pexels

A tradição e o pioneirismo são características fortes da graduação em Psicologia da PUCRS. Isso porque é o segundo curso da área criado do Brasil, contribuindo, portanto, para a regulamentação da profissão no País. Apesar de tradicional, o curso se mantém atualizado e sempre alinhado às necessidades do mercado da área no Brasil. Segundo o professor Cristiano Dal Forno, que integra a comissão coordenadora do curso, essas transformações constantemente se refletem no currículo.

Outro ponto de destaque é o fato de o corpo docente estar totalmente inserido no mercado de trabalho. “Assim, a prática profissional se soma ao conhecimento acadêmico e científico, e isso faz muita diferença na sala de aula”, pontua Cristiano. “Temos professores que atuam com psicologia do esporte, neuropsicologia e psicologia jurídica, por exemplo, que são áreas emergentes na psicologia brasileira”.