Institucional

Embaixada da Austrália visita a PUCRS e fala em parcerias para 2018

segunda-feira, 11 de dezembro | 2017

Visita Embaixada da Austrália

Foto: Bruno Todeschini

O embaixador da Austrália no Brasil, John Richardson, visitou a PUCRS em 5 de dezembro, acompanhado do conselheiro da Educação, Nicolas Jönsson, e da gerente de Educação, Cristina Elsner, representantes do Australian Government Department of Education and Training. A delegação, recepcionada pela assessora-chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, professora Heloisa Delgado, mostrou interesse em estimular o programa de mobilidade acadêmica da Universidade e em oferecer bolsas de estudos para alunos de pós-graduação da Rede PUCBR dentro do novo programa Australia-Americas PhD Research Internship.

Visita Embaixada da Austrália

Foto: Bruno Todeschini

Os visitantes também conheceram o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), onde foram recebidos pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Bonan, e pela coordenadora de Projetos e Negociação, Clarice Lamb. A Embaixada demonstrou interesse em conhecer as premissas de relações com as empresas e startups, bem como os sistemas de financiamento e laboratórios, para estimular e instruir as universidades e centros de pesquisa australianos a estabelecer parcerias em 2018.


Programa de bolsas

A Rede PUCBR acaba de lançar o programa de bolsas Australia-Americas PhD Research Internship, concebido especialmente para seus estudantes. Serão ofertadas dez bolsas para alunos de doutorado nas áreas de ciências exatas, tecnologia, engenharias, matemática, física, ciências médicas e da saúde e educação para estágio de até oito semanas em instituições australianas de ensino superior e pesquisa. A seleção será baseada no mérito acadêmico do proponente e no mérito científico da proposta.

Para participar da seleção, é preciso estar cursando entre o primeiro e o terceiro ano de doutorado nas áreas acima descritas em uma das universidades integrantes da Rede PUCBR. O programa será realizado entre junho e agosto de 2018.

O objetivo é estreitar os laços de cooperação acadêmica e cientifica entre Brasil e Austrália, por meio do incentivo para a mobilidade de pesquisadores e o desenvolvimento de pesquisas colaborativas. Trata-se de uma oportunidade única para a inserção do pesquisador em circuitos internacionais de pesquisa científica, bem como para a construção de redes internacionais de parcerias com instituições australianas. O programa é coordenado pelo Ministério de Educação e Treinamento da Austrália e pelo Conselho Australiano para Educação Internacional, e é financiado pelo fundo do projeto Australian International Education: Enabling Growth and Innovation.

Rede PUCBR

Composta pelas sete Pontifícias Universidades Católicas brasileiras presentes nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, a Rede PUCBR foi lançada em abril de 2017. Seu propósito é fortalecer as ações de internacionalização por meio de intercâmbios de estudantes e professores, além de acordos de cooperação.

Mais recentes