Curso de Produção Audiovisual da PUCRS comemora 20 anos e convida egressos para debater sobre o mercado
Foto: Helena Stigger, coordenadora do curso de Produção Audiovisual, Eduardo Nascimento da Rosa, diretor de fotografia e Bruno Carboni, editor, roteirista e diretor
O curso de Produção Audiovisual da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está celebrando 20 anos em 2024. Inicialmente, focado no cinema, o curso expandiu-se para abranger múltiplas telas. Ao longo do ano, diversas atividades comemorativas estão sendo realizadas. Nesta quarta-feira (21/8), ocorreu uma roda de conversa entre egressos, estudantes e professores no auditório da Famecos. Os egressos convidados foram Eduardo Nascimento da Rosa, diretor de fotografia, e Bruno Carboni, editor, roteirista e diretor. A atividade foi conduzida pela coordenadora do curso, Helena Stigger.
Eduardo detalhou sua trajetória, que foi de assistente de câmera a diretor de fotografia. Ele discutiu o processo de adaptação às múltiplas telas e lembrou que, no início da faculdade, os professores previram que os vídeos seriam assistidos em celulares, o que na época parecia incomum. Eduardo destacou que estamos em um momento de reorganização, com a inteligência artificial também gerando imagens. No entanto, ele enfatiza que contar histórias vai muito além das ferramentas e que essas mudanças reforçam a tendência das pessoas em buscar vídeos e materiais de alta qualidade.
Carboni falou sobre a “magia” da edição de vídeos, revelando seu entusiasmo por ser o primeiro espectador dos materiais. Destacou a responsabilidade de avaliar se as imagens fazem sentido e estão funcionando, além das inúmeras possibilidades que surgem durante a edição. Ele refletiu sobre a importância de encontrar especialidades, como materiais institucionais ou ficção, como séries e filmes, além de considerar a viabilidade de atuar em ambos os campos.
Para o professor Eduardo Wannmacher, o curso de Produção Audiovisual construiu sua história por meio da evolução do mercado local e nacional, das mudanças tecnológicas e das transformações no mundo das imagens. “Em 20 anos, formou importantes profissionais que atuam hoje no RS, no Brasil e em outros locais do mundo. E é, hoje, uma área desafiadora, em que o aluno aprende rápido e precisa se reinventar como empreendedor de si mesmo”, comenta.
Ícaro Iserhard, estudante do quarto semestre do curso de Produção Audiovisual, compartilha sua experiência destacando o apoio dos professores, que são referências no mercado, e os equipamentos da Famecos, que considera fundamentais para realizar produções e transformar ideias em realidade. Recentemente, o estudante e seus colegas tiveram um trabalho selecionado para a Mostra Universitária do Festival de Cinema de Gramado. Além disso, ao longo dos semestres, o curso estimula o desenvolvimento de curtas e filmes, além de diversos materiais direcionados a múltiplas telas.
As disciplinas do curso de Produção Audiovisual são disponibilizadas também para alunos de outros cursos, atendendo à necessidade de produzir materiais para diferentes plataformas além do cinema. Para a professora Franciele Falavigna, pesquisadora na área de comunicação nas organizações, a Famecos proporciona aos estudantes uma visão integradora da comunicação, conectando diferentes especialidades para pensar o fazer comunicacional de forma conjunta e colaborativa. “Os currículos refletem essa abordagem, alinhando-se com as transformações do mundo e das tecnologias. Hoje, mesmo em sala de aula, o estudante da Famecos desenvolve uma nova perspectiva sobre a atuação profissional no mercado da Indústria Criativa, conectando saberes para a promoção de projetos por meio de comunicação estratégica.” Ela finaliza destacando que o curso de Produção Audiovisual está comprometido com essa nova forma de pensar e agir comunicacionalmente.
Helena também explica que, desde a pandemia, o audiovisual tornou-se onipresente. Com as restrições e o distanciamento social, o consumo de conteúdo digital e a utilização do audiovisual expandiram-se significativamente, tanto como produto de lazer — incluindo séries, games e cinema — quanto como ferramenta essencial para trabalho, como na produção de vídeos para marcas e no ensino remoto.
Ela ressalta que, ao disponibilizar disciplinas no Campus da PUCRS, o curso busca promover a alfabetização audiovisual, uma competência indispensável para qualquer profissional. No entanto, o curso vai além disso: busca capacitar os estudantes para que criem boas histórias, seja no cinema, nas séries, nos games ou em qualquer outra mídia.
A coordenadora também destaca que o cinema continua desempenhando um lugar fundamental no audiovisual, especialmente como linguagem, e se consolidou ainda mais como um espaço de experimentação. Não podemos perder de vista que, como produtores audiovisuais, nosso compromisso é sensibilizar por meio de narrativas cuidadosamente construídas com imagem e som”, finaliza.