Impacto Social

Dia Mundial da Criatividade: confira a programação gratuita que acontece no Campus da PUCRS 

sexta-feira, 12 de abril | 2024

Atividades acontecem durante todo o dia 19/4, na Escola de Comunicação, Artes e Design e no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS 

O Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day, em inglês) foi criado pela Organização das Nações Unidades (ONU) em 2018 para conscientizar sobre a importância da criatividade para encontrar soluções aos problemas relacionados ao progresso das metas de desenvolvimento Sustentável da ONU. Desde então, empresas, organizações e instituições de ensino aderiram à ideia e buscam promover eventos e atividades para comemorar a data. 

Neste ano, a Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS – Famecos e o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), irão receber, no dia 19 de abril, uma série de atividades do Dia Mundial da Criatividade. De acordo com o professor da Famecos e um dos organizadores das atividades, Raul Krebs, o evento é uma oportunidade para os participantes compartilharem suas habilidades únicas para criar um mundo mais inclusivo, sustentável, criativo e amoroso.  

“O evento celebra a diversidade de talentos e a capacidade de transformar ideias em ações concretas”, complementa o professor.  

Programação Famecos – Dia 19/4 

8h15: Amor Imagem e Narrativas | Com Raul Krebs. Fotógrafo de publicidade/retratos/fineart, diretor de fotografia, professor universitário, artista e pesquisador no campo da imagem fotográfica, da moda e do corpo contemporâneo.  

9h: Os Inimigos da Criatividade | Com Cristiano Fragoso. Publicitário, mestre e doutorando em Design. Estrategista de branding, professor, consultor de marketing e idealizador da metodologia ágil de construção de marca “Let’s DO IT”.

10h: Creators Economy para todos. O poder da originalidade para se destacar em um mar de conteúdo | Com Carol Sanches, jornalista e creator, Gabriela Fruhauf, professora, diretora da Pulso e gerente digital na Band SP, e Sebastião Ribeiro, jornalista, fundador da Cartola e da Amanita e presidente da AnaMid (RS).  

11h30: Controlamos a criatividade ou a Co-criatividade IKIGAI nos escolhe? | Com Édson Banzai Matsuo. Co-fundador da MATSUO-CO.  

14h: Não seja um líder babaca! | Com PC Dias. Publicitário, especialista em Marketing e mestrando em Design Estratégico. Sócio e Head de Criação e Estratégia da Eyxo Content Co.

14h: Exibição do Documentário “Prêmio Brasil Criativo” | História de 15 empreendedores e negócios vencedores da 4ª edição do Prêmio Brasil Criativo. 

14h40: O papel da criatividade onde apenas a lógica parece ser bem-vinda | Com Ana Paula Lamberti Bertol. Bacharela, mestra e doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

19h30: Inteligência artificial e criatividade humana: aliadas ou adversárias? | Com Marlise Brenol. Professora universitária de comunicação organizacional e sócia da agência Cartola Conteúdo, Patrícia Angeletti, diretora de mídia na W3HAUS, Roberto Tietzmann, professor, publicitário e doutor em Comunicação Social e Daniele Lazzarotto, estrategista de marcas e sócia-fundadora da Cordão. 

Programação Tecnopuc – Dia 19/4 

14h: Que marca você quer deixar no mundo? | Com Samantha Valar Castro. Publicitária, empreendedora e apresentadora, apaixonada por criatividade, marketing e design. Criadora de marcas na @vivredesignoficial e apresentadora do Podcast Marke Mais. 

14h: Marcas podem ser creators | Com Leo Nogueira Prestes. Publicitário formado pela UFRGS e roteirista formado pela New York Film Academy. Trabalha há mais de dez anos com comunicação digital, e hoje é head de planejamento criativo na Snack Content.

14h40: Minha jornada como Cidadã do Mundo: derrubando barreiras e construindo conexões | Com Mariana da Costa Bavaresco. Jornalista e viajante apaixonada por criar conexões.  

14h40: Tem coisa que só sai da gente por escrito | Com Cris Lisboa. Escritora, professora e pesquisadora de comunicação na escola livre Go, writers, que desde 2013 repensa escrita, produção de conteúdo, diálogo e coexistência.   

15h30: Criatividade.br: A Inovação através do Jeitinho Brasileiro | Com Leonardo Couto. Formado em Jornalismo com ampla afinidade pelo Marketing Digital, especializado em criar conteúdos relevantes e humanizados.

15h30: Você já quis ser Gamer? | Com Ana Cássia Miguel. Gamer da Fúria, mestre em Design Estratégico e possui 30 anos de carreira em comunicação.  

15h30 – Pensar errado | Com Dreyson Queiroz. Versátil em desenhar interações entre pessoas, ele é grafitteiro, designer, facilitador de grupos, designer thinker e desenvolvedor de jogos. Também atua como Sócio da Clash. 

16h15: Criatividade Estratégica | Com Luiza Fontanella. Professora, Designer, Mestre & Doutora em Design Estratégico, e empreendedora. Depois de trabalhar por 10 anos no mercado de marcas e como professora na graduação da Ulbra e Uniritter, decidiu compartilhar seu conhecimento 

16h15 – Brand Makers – o modelo 4Cs para fazer marcas | Com Annie Muller. Publicitária graduada pela ESPM, ela também é escritora e mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. 

17h: Pra deixar de ser apenas uma ideia: criando filmes | Com Giovani Borba. Diretor, roteirista e produtor, trabalha no audiovisual desde 2001. Dirigiu os filmes Casa Vazia (2021), Entre os Dias (2015), Banca Forte (2014), e a série de TV Cidades Azuis (2018).

17h00 – Usando a ferramenta com maior potencial criativo do mundo a favor do seu projeto: a imaginação de uma criança | Com Daniel Mattos. 3x TEDx speaker e eleito um dos profissionais mais inovadores de comunicação e marketing em 2014 pela revista Proxxima. Sócio fundador da Smile Flame e atualmente head de eventos sociais no Vakinha, a maior plataforma de crowdfunding do BR. 

17h45: Tendências e futuro | Com Cláudia Bromirsky Trindade. Publicitária, mestre em Comunicação, professora de graduação e pós-graduação e coordenadora do curso de Especialização Moda: comportamento, cultura e tendências (PUCRS).

19h: Workshop : ESG, Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável | Com Lucas Fontes (empreendedor, educador, mestrando e poeta, Gerente de Projetos e Inovação na EKT – Ekological Technologies) e Paula Moletta (empreendedora Socioambiental Especialista em Sustentabilidade e Lixo Zero).

Dia Mundial da Criatividade em Porto Alegre  

O Dia Mundial da Criatividade vai contar com outras atividades espalhadas pela Capital gaúcha. Elas acontecem no Mercado Paralelo, Trinca e Formo Hub, oferecendo gratuitamente uma ampla variedade de palestras e workshops práticos de empreendedorismo e criatividade.  

Além de Porto Alegre, o evento está presente em outras 55 cidades do Brasil. O Dia Mundial da Criatividade oferece mais de 2.500 atividades em todo o país, reunindo uma comunidade apaixonada por inovação, criatividade e impacto positivo.   

Mais recentes