Impacto Social

Dia Internacional da Síndrome de Down: 5 conteúdos para se aprofundar no tema

quinta-feira, 21 de março | 2024

Data é dedicada a levar informação e conscientização sobre a síndrome

síndrome de down
Amanda Antunes Rezende trabalha na Biblioteca da PUCRS há cinco anos. / Foto: Giordano Toldo

O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a condição e garantir a elas os mesmos direitos e oportunidades do restante da sociedade. A data escolhida é oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome. 

Buscando construir uma cultura inclusiva, plural e de respeito à diversidade, a Universidade reformulou, em 2023, sob coordenação da Analista de Diversidade e Inclusão da PUCRS, Bruna Bernardes, o Programa Somar, projeto voltado para a diversidade e inclusão – entre elas, a inclusão de pessoas com deficiência. Uma das beneficiadas pelo projeto foi Amanda Antunes Rezende, que conta como foi sua experiência: 

“Iniciei minha trajetória aqui na PUCRS como jovem aprendiz pelo Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), e há cinco anos trabalho na Biblioteca Central como Auxiliar Administrativa. Gosto de trabalhar aqui, pois realizo diversas atividades, os meus colegas são legais, construí amigos ao longo desse tempo e já tive também oportunidade de realizar um curso de extensão em espanhol”, relata. 

Dicas para se aprofundar no tema 

Para quem quer aprender mais sobre a Síndrome de Down, separamos algumas sugestões de conteúdo: 

1) Colegas (filme)

O longa, disponível na Netflix, conta a história de três amigos com síndrome de Down: Stalone, Aninha e Márcio. Os três fogem no carro do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Márcio quer voar e Aninha busca um marido. O personagem Márcio é interpretado por Breno Viola, de 33 anos, primeiro faixa preta de judô com síndrome de Down nas Américas. 

2) Geração 21 (websérie)

A websérie, também nacional, foi criada pelo portal Movimento Down, fundado em 2012 com o objetivo de reunir conteúdos e iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e inclusão de pessoas com Síndrome de Down. A obra conta a história de 12 pessoas com síndrome de Down que estão no caminho da autonomia. Você pode conferi-la aqui.

3) Um adeus irlandês (curta)

Vencedor do Oscar de “Melhor Curta-Metragem” em 2023, An Irish Goodbye (Um Adeus Irlandês, em tradução livre) aborda o luto e laços familiares de uma forma sensível e bem-humorada. Após o falecimento da mãe, os irmãos Lorcan (James Martin) e Turlough (Seamus O’Hara) se reencontram e se juntam para realizar a lista das 100 coisas que a mãe desejava fazer antes de morrer. Assista ao trailer aqui.

4) Cromossomo 21 (filme)

O filme conta a história de Vitória, uma jovem com Síndrome de Down que leva a vida como qualquer pessoa da sua idade: ela faz faculdade, aula de piano e natação. Até que, um dia, ela conhece Afonso, um rapaz que não possui a síndrome, e os dois se apaixonam instantaneamente – um romance que desafiará diferenças e preconceitos. Você pode conferir o longa no Prime Video.

5) A história de Jan (documentário)

Também disponível no Prime Video, o documentário foi filmado durante seis anos e acompanha a vida do menino Jan, que nasceu em 2009 e surpreendeu seus pais quando eles receberam a notícia de que seu filho nasceria com Síndrome de Down. O pai dele, então, decide documentar a vida do menino escrevendo um blog e filmando o dia a dia dele – uma história tocante de superação, aceitação e otimismo. 

Leia também: PUCRS reforça seu compromisso com Diversidade e Inclusão por meio do Programa Somar 

Mais recentes