Cerimônia premia destaques do Salão de Iniciação Científica e Espaço Jovem Cientista

sexta-feira, 28 de outubro | 2022

Trabalhos de 75 estudantes foram reconhecidos com destaque / Foto: Giordano Toldo

Nesta quinta-feira, dia 27, aconteceu o evento de premiação do 23º Salão de Iniciação Científica e Espaço Jovem Cientista. Os eventos aconteceram na primeira semana de outubro e movimentaram dezenas de estudantes de graduação, ensino fundamental e médio. Durante a cerimônia, 75 trabalhos obtiveram nota máxima, sendo, portanto, considerados trabalhos destaque.

Em sua fala de acolhida o diretor de pós-graduação Luiz Gustavo Leão Fernandes, representando o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, reforçou a importância do ecossistema de pesquisa da Universidade, com foco em geração de conhecimento e inovação. O professor também abordou o Programa G+1 que permite que estudantes antecipem disciplinas do mestrado e concluam a pós-graduação em apenas um ano após o término do curso de graduação.

O vice-reitor da PUCRS Ir. Manuir Mentges afirmou que a universidade é lugar de produzir, difundir a ciência e transformar o conhecimento em inovação. Ele destacou os ótimos resultados obtidos na Avaliação Quadrienal da CAPES em que 50% dos cursos de pós-graduação tiveram crescimento de conceito e 16 dos 22 PPGs conquistaram Excelência nacional e internacional. “Vocês fazem parte do presente e do futuro da Universidade e do mundo”, concluiu.

Sobre o Salão de Iniciação Científica

Em sua 23ª edição, o Salão de Iniciação Científica teve 602 trabalhos apresentados na modalidade de comunicação oral. Foram 114 bancas avaliativas com a presença de professores avaliadores da PUCRS e outras instituições. “A Iniciação Científica é essencial para a formação do aluno de graduação, aprimorando não só o pensamento crítico como a competência de trabalho em equipe”, afirmou a coordenadora de Iniciação Científica Laura Utz durante a cerimônia.

Além dos 75 trabalhos destaque, 6 estudantes foram vencedores, um em cada grande área do conhecimento, além de três trabalhos agraciados com menção honrosa. Conheça quais são eles:

Categoria Premiação Nome do/a Aluno/a
GRANDES ÁREAS – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS AGRÁRIAS BRUNA BOIZONAVE ANDRIOLA
GRANDES ÁREAS – CIÊNCIAS DA SAÚDE ISADORA NUNES ERTHAL
GRANDES ÁREAS – CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS OTÁVIO AUGUSTO FONSECA DE OLIVEIRA
GRANDES ÁREAS – CIÊNCIAS HUMANAS EDUARDA BALDISSERA ROSPIDE
GRANDES ÁREAS – CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS GUILHERME SCHOENINGER VIEIRA
GRANDES ÁREAS – LINGUÍSTICA E LETRAS ARTHUR TREIN
MENÇÃO HONROSA – APOIO TÉCNICO VITÓRIA GARCIA LA PORTA
MENÇÃO HONROSA – EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA JÚLIA GEITENS VALENTE
MENÇÃO HONROSA – PET SAÚDE JOAO VITOR BOEIRA MONTEIRO

Sobre o Espaço Jovem Cientista

Realizado pelo Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, o evento oportuniza a atuação de alunos e professores da educação básica e incentivar a produção científica, possibilitando a apresentação de pesquisas realizadas em suas escolas. Neste ano foram 160 trabalhos aceitos, envolvendo 40 escolas públicas e privadas da capital, região metropolitana e interior do Estado. 37 avaliadores participaram do processo que premiou 20 trabalhos destaque. Conheça quais são eles:

Nome da Escola Título do trabalho
COLÉGIO JOÃO PAULO I Investigação sobre a qualificação de docentes para lecionar em turmas que incluem estudantes no transtorno do espetro autista em Porto Alegre
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SAINT HILAIRE GAROTAS DE VERMELHO: a menstruação é assunto de todo mundo!
COLÉGIO SANTA INÊS Ciência da Fofura e Síndrome de Felícia
ESCOLA SESI ALBINO MARQUES GOMES MUVIBRAS: música e vibração no bracelete para surdos.
ESCOLA SESI ALBINO MARQUES GOMES Keep Safe: Copo detector de ácido gama-hidroxibutírico (GHB)
COLÉGIO FARROUPILHA Hotéis de Abelha: uma alternativa para minimizar o sumiço desses insetos?
COLÉGIO FARROUPILHA Água do feijão como potencial fertilizante na agricultura caseira.
COLÉGIO ISRAELITA BRASILEIRO Máquina para lavagem capilar de acamados
ESCOLA SESI ALBINO MARQUES GOMES BRASIC: notas musicais em braille para deficientes visuais
ESCOLA SESI ALBINO MARQUES GOMES BEKA: Barreira ecológica automática
COLÉGIO FARROUPILHA Slam como plataforma de expressão para jovens.
COLÉGIO SANTA INÊS A Evolução dos Meios de Comunicação com a Cobertura dos Conflitos e a Globalização.
COLÉGIO SANTA INÊS Fatores de ordem social podem influenciar na condução do tratamento do câncer?
COLÉGIO DOM FELICIANO Produção de bioplástico à base de amido: o macarrão instantâneo como uma alternativa.
COLÉGIO JOÃO PAULO I Metais pesados nas águas de Guaporé: uma análise da poluição fluvial utilizando o método de espectrometria de absorção atômica por chama (AAS)
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL SÃO JUDAS TADEU A controvérsia do pronome neutro: como a sociedade afeta a língua?
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL SÃO JUDAS TADEU A idealização do filho perfeito e seus impactos psicológicos na descoberta da identidade sexual e de gênero do jovem
INSTITUTO SÃO FRANCISCO SANTA FAMÍLIA AS CAUSAS NEUROLÓGICAS POR TRÁS DO CONSUMISMO EXCESSIVO
COLÉGIO LA SALLE SANTO ANTÔNIO A invisibilidade e os desafios do puerpério
COLÉGIO FARROUPILHA Otimização do Recolhimento do Lixo em Ambientes Externos com o Auxílio do Algoritmo de Dijkstra