Ensino

Cursos de Especialização e MBA com inscrições abertas

sexta-feira, 22 de junho | 2018

pós graduaçãoA PUCRS está com matrículas abertas para diversos cursos de Especialização e MBA. Voltados para candidatos diplomados em curso superior, eles oferecem para os participantes a excelência da pós-graduação da Universidade, com corpo docente altamente qualificado e um Campus com infraestrutura completa. Confira mais informações no site www.pucrs.br/educon.

As Especializações trazem a possibilidade de aprofundar conhecimentos e competências em uma determinada área dando continuada à sua formação. Já o MBA (Master of Business Administration) tem como foco qualificar executivos e contribuir para o aperfeiçoamento de profissionais que já estão no mercado de trabalho.

 

Novas opções

Além das novas edições das especializações em Biomecânica e em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, a Universidade ampliou sua seleção de cursos, lançando quatro novas opções em 2018. Conheça mais sobre as alternativas inéditas.

 

Especialização em Jornalismo Literário e suas Múltiplas Narrativas

2018_06_22_JORNALISMO_LITERARIOCom a proposta de trazer uma nova forma de produzir e oferecer conteúdo para as audiências, a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos promove a especialização em Jornalismo Literário e suas Múltiplas Narrativas. Sob a liderança do professor Juan Domingues, o curso potencializa a narrativa criativa e inventiva do jornalismo literário em um cenário de ampliação de possibilidades geradas pela tecnologia.

A iniciativa traz uma temática inovadora no país em uma formação multidisciplinar e atual. Ela fomenta o desenvolvimento das habilidades de redação e edição específicas para textos do Jornalismo Literário e busca qualificar o público na produção de distintas narrativas, independentemente da plataforma e do formato. A intenção é centrar esforços no sentido de aprimorar a qualidade do conteúdo elaborado, seja no texto impresso, no vídeo, na fotografia, no áudio e na web.

Programe-se

  • Inscrições: até 07/08/2018
  • Período: de 17/08/2018 a 06/12/2019
  • Dias e horário: sextas-feiras, das 19h às 22h45min, e sábados, das 8h às 12h40min.

 

Especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família

2018_06_22_SAUDE_COLETIVA

No competitivo cenário da saúde, a busca pelo conhecimento é o caminho para as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Coordenada pela professora Andrea Gonçalves Bandeira, a Especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família traz essa chance para os profissionais da área. Promovida pela Escola de Ciências da Saúde e com enfermeiros como o público alvo, busca capacitar os alunos para identificar, analisar e avaliar as informações em saúde para o planejamento e intervenção nos níveis individual, familiar e coletivo, com vistas à prevenção de agravos, promoção e atenção à saúde.

O curso prepara para a atuação em equipes multidisciplinares visando à humanização da assistência, a integralidade da atenção e a melhoria dos indicadores da saúde. Entre seus diferenciais estão aulas práticas no laboratório de simulação realística, organização de visitas orientadas em diferentes pontos da Rede de Atenção em Saúde, com o intuito de fortalecer a integralidade e longitudinalidade do cuidado, e realização de parte do curso à distância.

Programe-se

  • Inscrições: até 29/06/2018
  • Período: de 10/08/2018 a 10/06/2019
  • Dias e horário: Aulas teóricas, uma vez ao mês, às sextas-feiras, das 18h45min às 22h e, aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aulas práticas, distribuídas, em no máximo, 40 horas semanais, conforme disponibilidade das unidades de saúde e do aluno.

 

MBA em Data Science aplicado à Inteligência Competitiva e de Mercado

2018_06_22_MBA_DATA_SCIENCE

O crescimento da ciência de dados e suas aplicações no ambiente de negócios torna a capacitação de profissionais da área algo essencial. Para suprir essa necessidade, a Escola de Negócios criou o MBA em Data Science aplicado à Inteligência Competitiva e de Mercado.

Coordenado pelos professores Alessandro Nunes de Souza e Neusa Mendel,  curso busca habilitar os participantes em competências específicas para condução de processos de inteligência competitiva e de mercado nas empresas, apresentando técnicas, processos, ferramentas e métodos de análise quantitativa, que suportem a tomada de decisão com base em cenários projetivos e preditivos. Contempla também técnicas e métodos que permitem captar, analisar e interpretar os movimentos dos concorrentes, clientes, fornecedores, órgãos regulamentadores ou outros atores em nível nacional e internacional do ambiente social, legal, econômico, tecnológico, demográfico e cultural.

“Esse é um curso único, voltado ao uso das ferramentas de informática e estatística, utilizadas para data science, porém, aplicadas à análise dos resultados de negócios. Uma excelente oportunidade de aprender sobre o tema sem precisar ser desenvolvedor de software ou estatístico”, explica Nunes de Souza.

Programe-se

  • Inscrições: até 10/08/2018
  • Período: de 20/08/2018 a 12/06/2019
  • Dias e horário: Segundas, terças e quartas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

 

MBA em Marketing Estratégico e Geração de Valor

2018_06_22_MBA_MARKETING_ESTRATÉGICO

As transformações observadas nos últimos anos nas esferas social, tecnológica e econômica impactaram fortemente a estrutura dos mercados e a competitividade das organizações. Com isso, pode-se afirmar que um novo modelo de Marketing emergiu proporcionando igualmente oportunidades e desafios aos gestores da área. Esta nova perspectiva pressupõe uma revisão de conceitos tradicionais, tendo a cocriação de experiências de consumo e valor, a comunicação bidirecional e as interações online e off-line como bases. É neste contexto que se surge o MBA em Marketing Estratégico e Geração de Valor da Escola de Negócios da PUCRS, liderado pelo professor Vinícius Sittoni Brasil.

Com um corpo docente especializado e metodologia de ensino interativa e diversificada, o programa do curso irá instrumentalizar os participantes com modelos, processos e ferramentas compatíveis com os desafios atuais da gestão de Marketing nas organizações. Os profissionais serão capacitados para analisar o mercado de forma sistêmica, integrada e inovadora, ancorados por uma leitura consistente do ambiente, das opções estratégicas e dos caminhos que proporcionem valor superior frente à concorrência.

Programe-se

  • Inscrições: até 04/08/2018
  • Período: de 14/08/2018 a 03/10/2019
  • Dias e horários: Terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.