Os resultados da mais recente edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), relativo às provas aplicadas no ano de 2017, apresentam avanços nas notas de 16 cursos da PUCRS. A divulgação foi feita pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, 9 de outubro, e também mostra que 15 cursos da Instituição figuram na faixa de conceito 4, a segunda mais alta. No Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), 13 cursos tiveram aumento no comparativo com o ano de 2014.
Em 2017 foram inscritos 537.360 estudantes concluintes, sendo 422.746 da modalidade presencial e 114.614 da modalidade de Educação a Distância (EAD). Foram avaliados 10.570 cursos, sendo 10.054 presenciais e 516 de EAD. Participaram do Enade 2017 1.478 Instituições de Educação Superior e 44 Áreas de Avaliação. Foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:
Bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação. Bacharel ou Licenciatura em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português; Matemática; e Química. Licenciatura em Artes Visuais; Educação Física; Letras – Português e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Letras – Inglês; Música; e Pedagogia. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.
O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
O Conceito Enade e o IDD são dois dos indicadores de qualidade da Educação Superior calculados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir da combinação do resultado do Exame com outras bases de dados. Enquanto o Conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, o IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem.