Ensino

Curso gratuito com Malala Yousafzai atinge mais de um milhão de inscritos

quarta-feira, 15 de setembro | 2021

Com mais de um milhão de inscritos, o curso gratuito de certificação em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência, oferecido pelo PUCRS Online e ministrado pela ativista Malala Yousafzai, mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, teve uma das maiores audiências em aulas online. Apenas na noite do dia 23 de agosto, cerca de 100 mil alunos assistiram simultaneamente à transmissão da conversa com a Malala. 

O curso, oferecido pela PUCRS, uma das uma das universidades privadas mais reconhecidas do Brasil e da América Latina, em parceria com o UOL EdTech, maior empresa brasileira de tecnologia para educação do Brasil, entrou para os Trending Topics do Twitter, sendo um dos assuntos mais comentados na rede devido ao conteúdo do curso e a relevância da ativista. O alcance da certificação foi expressivo a ponto de o total de inscritos ser suficiente para encher 12 estádios do Maracanã ou, considerando os alunos simultâneos, lotar duas mil salas de aula com 50 estudantes cada. 

Caso os certificados emitidos fossem todos impressos, seria possível estendê-los de maneira sequencial ao longo de 60 quilômetros de distância. As aulas também contaram com uma audiência de mais de 50 países, como Finlândia, Estados Unidos, Reino Unido, Coreia do Sul, Austrália, México e Chile – alguns dos quais com os melhores índices de educação do mundo. 

A diretora de Educação Continuada da PUCRS, Renata Bernardon destaca a relevância da participação da ativista.  

“A Malala tem uma contribuição indescritível para a história da educação no mundo e recebê-la para nosso projeto PUCRS Online reforça nosso comprometimento em proporcionar experiência de aprendizagem com grandes nomes. Foi um momento muito oportuno para debatermos transformações sociais a partir da educação, como a democratização e maior alcance da educação”.

Malala tornou-se um dos maiores exemplos do poder transformador da educação, após ser vítima de um atentado por defender o direito de as meninas irem à escola em seu país. E, atualmente, é uma das principais ativistas pela educação das mulheres no mundo e grande expoente na defesa dos direitos humanos. No curso, a jovem trouxe um conteúdo inspirador sobre a importância da educação para o desenvolvimento profissional e pessoal. 

Além da aula apresentada por Malala, os alunos participantes puderam customizar seu curso de acordo com duas opções de professores para a segunda aula, ministrada no dia 25 de agosto – Leandro Karnal, um dos maiores pensadores da atualidade, e Flávio Augusto, um dos líderes mais admirados do Brasil. 

Sobre o PUCRS Online 

O PUCRS Online é um modelo de ensino da Universidade, com tecnologia do UOL EdTech. A proposta e metodologia são precursoras na oferta de cursos de pós-graduação e MBA inteiramente online no país, com portfólio de cursos de especialização em todas as áreas e aulas com grandes mestres nacionais e internacionais. 

Mais recentes