Ensino

Curso ensina a posicionar conteúdo jornalístico no Google

quarta-feira, 27 de abril | 2016

Pesquisa no Google Foto: pixabay.com

Pesquisa no Google
Foto: pixabay.com

“O Google mudou a internet e a vida das pessoas”, afirma Barbara Zamberlan, jornalista e ministrante do curso de extensão SEO e Jornalismo: como posicionar conteúdo no Google. As aulas são promovidas pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS e são direcionadas a gestores e profissionais de jornalismo que atuem nas áreas de assessoria, marketing, vendas e comunicação, além de representantes comerciais e profissionais interessados em desenvolver habilidades nessa área.  Os encontros ocorrem de 7 a 28 de maio. As inscrições estão abertas até 6 de maio e podem ser feitas no site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3727.

Bárbara destaca a importância de aprender, por meio dos dados que o Google oferece, a forma como a maioria dos usuários busca conteúdo na internet. Assim, é possível alcançar um número maior de pessoas que estão interessadas em determinada informação, mas ainda não conhecem os veículos ou os jornalistas que a produziram. Segundo ela, o curso tem como objetivo mostrar aos profissionais uma maneira prática e simples de executar, dentro das redações on-line, técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para melhorar o posicionamento de conteúdo em sites de busca. “Com isso, será possível fazer com que as reportagens estejam cada vez mais bem posicionadas entre os mecanismos de pesquisa, trazendo mais relevância ao veículo de comunicação e ao trabalho do jornalismo”, ressalta. A jornalista afirma que a pesquisa é apenas uma das diversas oportunidades que a plataforma oferece. Ela explica que a dimensão do Google na rotina é muito maior do que se pode imaginar. “Alguém consegue pensar no mundo sem o Google? Não existiam tantas facilidades”, completa.

 

Quem é a ministrante?

Barbara se formou em Jornalismo e tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela PUCRS. Ela é autora da cartilha de recomendações de SEO para Jornalistas, com certificações da Agência Mestre no curso de SEO avançado. Atuou como analista de SEO no Portal Terra por 4 anos, com foco em otimização de conteúdo. Hoje, é analista de SEO e estrategista digital na Revista Donna, da Zero Hora (Grupo RBS).