Ensino

Crédito de Carbono: aula inaugural da PUCRS reúne estudantes, poder público e entidades de classe 

quarta-feira, 10 de abril | 2024

Curso de pós-graduação é o primeiro do Brasil na área e tem como objetivo, além de formar profissionais qualificados, apoiar na regulamentação do setor 

As aulas são ministradas por professores/as especialistas em áreas como engenharia, projetos, gestão, biologia e direito. / Foto: Pexels

Na próxima sexta-feira (12), a PUCRS realiza a aula inaugural do curso de Especialização em Crédito de Carbono: Projeto e Mercado. O curso é o primeiro do Brasil nesta área e tem o objetivo de ampliar conhecimentos sobre as causas da crise climática após a aprovação do Projeto de Lei 412, que obrigará instituições poluentes a reduzirem as emissões de carbono conforme as regras legislativas. Além dos estudantes, que vem de diferentes regiões do País, a Universidade receberá autoridades do poder público legislativo e executivo e entidades de classe para uma profunda conversa sobre o tema e os impactos na sociedade, indústria e meio ambiente.  

Segundo o coordenador do curso, o professor da Escola Politécnica Bruno de Rosso Ribeiro, as últimas inovações e oportunidades emergentes no setor de crédito de carbono, incluindo o desenvolvimento de novos padrões de certificação, plataformas de negociação online e modelos de negócios baseados em compensações de carbono, são assuntos em alta. A pós-graduação é voltada para profissionais que desejam adquirir conhecimentos avançados e habilidades especializadas sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa e gestão de créditos de carbono, seja nas áreas de energia, florestamento, preservação ou manejo de campo. 

Entre os tópicos da primeira aula estão questionamentos como: o que é o crédito de carbono? Do que trata o PL 182/2024 e as compensações das emissões de gases do efeito estufa? Quais setores serão mais afetados? Como qualificar os créditos de carbono? Além disso, o professor fará uma introdução a projetos e metodologias.  

A mesa de diálogo será composta por:  

  • Antônio Carmelo Zanette, presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio, membro da Comissão Especial de Responsabilidade Civil e da Comissão Especial de Atualização do Novo Código Civil da OAB-RS.  
  • Domingos Velho, vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL).
  • Carlos Zuanazzi, superintendente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).
  • Kalil Sehbe, diretor financeiro do Badesul.  
  • Lourdes Sprenger, vereadora e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.  
  • Marcelo Camardelli, secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.  
  • Nanci Walter – Presidente do Conselho de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS). 
  • Ramiro Rosário, vereador e membro da comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. 

Últimas vagas 

Ainda há vagas para ingressar no curso que aborda um mercado que cresce diariamente e está se tornando uma commodity que impacta financeiramente muitas empresas. Com as novas legislações, haverá uma demanda por profissionais qualificados na área. O curso é voltado a engenheiros, arquitetos, administradores e profissionais da área ambiental. 

As aulas são ministradas por professores/as que são mestres e doutores na sua área de sua atuação nos mais diversos campos de sinergia à engenharia, projetos, gestão, biologia e direito. Atuam fortemente na docência do ensino superior a nível de graduação e pós-graduação e, também, na indústria e projetos.  

Um diferencial é a robusta infraestrutura da PUCRS, que inclui laboratórios de informática e o Instituto do Petróleo e em Recursos Naturais (IPR), um dos mais bem-conceituados e bem-sucedidos institutos em pesquisa e laboratórios que atendem à sociedade em certificações e validações.  

Os participantes também poderão visitar o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata da PUCRS, onde se realizam projetos em meio ambiente e cálculos de sequestro em CO₂, além de análises em crédito de carbono. O local, coordenado pelo professor Nelson Fontoura, diretor do IMA (Instituto do Meio Ambiente da PUCRS), é a maior reserva privada do Rio Grande do Sul.  

O networking com professores/as experts que atuam com softwares de destaque no cenário internacional, como o SimaPRO, IPCC, também está previsto.

Mais recentes