Institucional

PUCRS assina convênio de cooperação com a Universidade Aberta de Portugal

terça-feira, 01 de novembro | 2022

Documento foi assinado em Lisboa / Foto: Divulgação

Unir esforços para inovar a partir do ensino e da investigação cientifica é o objetivo de um convênio de cooperação firmado entre a PUCRS e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Em Lisboa para a maior conferência da Europa em tecnologias, a Web Summit, o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, foi recebido pela reitora da UAb, Carla Oliveira. O compromisso firmado pelas instituições tem foco no desenvolvimento de ações nas áreas de educação empreendedora, ecossistema de inovação e prevê um projeto conjunto para a Cátedra Global de Educação Empreendedora e, futuramente, para projetos na área de ensino remoto.  

Em um primeiro momento, em ações já em desenvolvimento sob coordenação da professora Naira Libermann, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (IDEAR), o objetivo da cooperação entre as Instituições é unir esforços para inovar refletindo criticamente sobre os processos, métodos, práticas, teorias e tendências educativas que visam a promoção da cultura empreendedora. Também integram a ação a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd), o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS ( Tecnopuc) e a Escola de Negócios.  

Hoje a UAb oferece mais de 10 cursos de graduação, 26 de mestrado e 12 de doutorado, em mais de 31 países mundo afora. As ações em andamento e outras previstas para o ano de 2023 envolvem a criação da Oficina de Pedagogia Empreendedora (OPE), a realização do Seminário Internacional Permanente de EE (SIPEE) e interações entre os ecossistemas de inovação das duas universidades. Na conversa entre as reitorias ficaram alinhadas possibilidades futuras de parceria no âmbito da educação continuada para a oferta de cursos de curta duração, de formação de docentes para ensino online e digital, além de cursos de graduação. Também foi levantada a possibilidade de parceria em cursos de Mestrado e Doutorado.  

Cátedra Global de Educação Empreendedora 

Coordenado pela professora Naira Libermann, o projeto mais relevante em desenvolvimento no momento é o da Cátedra Global de Educação Empreendedora. Um dos objetivos do movimento, que envolve diferentes Universidades latino-americanas e europeias, é inovar e investigar cientificamente teorias e tendências educativas que visam a promoção da cultura empreendedora. O coordenador do projeto no âmbito da comunidade europeia é o professor Jacinto Jardim, da Universidade de Aveiro (UA), de Portugal.  

Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, que junto da professora Naira Libermann integra o grupo de pesquisa coordenado por Jardim, também participou da visita à UAb. Após a assinatura, a comitiva visitou a renomada Livraria da Travessa, que fica na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa. 

Mais recentes