Iniciativa do Governo do Estado busca reestruturar negócios atingidos pelas enchentes
quinta-feira, 15 de agosto | 2024Iniciativa do Governo do Estado busca reestruturar negócios atingidos pelas enchentes
Assinatura do contrato foi realizada na manhã desta quinta-feira (15), na Escola de Negócios da PUCRS. / Foto: Luciana Marques
As consultorias previstas no programa MEI RS Calamidades serão executadas pela Instituição de Ensino Superior Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O ato de assinatura do contrato ocorreu nesta quinta-feira (15/8), na Escola de Negócios da Universidade. A iniciativa do governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), tem o objetivo de reestruturar os negócios de microempreendedores individuais (MEIs) atingidos pelas enchentes.
Até 22,2 mil MEIs poderão se capacitar, caso tenham cumprido os requisitos da primeira etapa do programa. As consultorias serão remotas, com a duração de nove horas por empresa, com as temáticas de plano de negócios, marketing, vendas, gestão de custos e formação de preços. Os cursos são obrigatórios para o acesso à segunda parcela de R$ 1.500.
De acordo com o titular da STDP, Gilmar Sossella, as consultorias visam aprimorar a atuação do empreendedor no mercado e incentivar a retomada dos negócios.
“Cerca de 18% das MEIs encerram as operações ainda nos primeiros anos de atividade, especialmente por falta de gestão. A mentoria oferece condições para que os microempreendedores não só se solidifiquem, como também cresçam”, ressalta.
Desde a situação vivenciada no mês de maio, a PUCRS tem realizado ações que buscam apoiar na reconstrução do Estado. A instituição abriu suas portas como abrigo temporário para pessoas desalojadas, como sede temporária para instituições e negócios que estavam baseados em áreas alagadas e reforçou o atendimento nos serviços gratuitos que comumente presta como assistência jurídica, atendimento psicossocial e de odontologia.
“Diante das enchentes atuamos na linha de frente do acolhimento, logística, assistência em saúde, voluntariado, desenvolvimento de tecnologias. Ações derivadas do que realizamos a partir do ensino, extensão e pesquisa aplicada. Após essa fase emergencial, seguimos trabalhando em diferentes áreas e mantendo vivo o espírito de solidariedade, colaboração e criatividade que emerge na crise em todos os aspectos de nossa missão educacional e social. Queremos que cada um destes microempreendedores retome o seu negócio e possa prosperar”, destaca o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira.
As inscrições para a consultoria já estão disponíveis na página www.pucrs.br/meirscalamidades.
Estavam presentes, representando a STDP, o chefe de gabinete Jair Luis Müller, o diretor-geral Ricardo Barbosa Junior, a diretora de Inovação e Projetos Estratégicos, Kelly Ruas, e a Coordenadora da Assessoria da Procuradoria Setorial, Caroline Porsche. Também participaram o pró-reitor de Administração e Finanças, Maurício Testa, a pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff, a assessora de Comunicação e Marketing, Lidiane Lorenzoni e o Head do PUCRS Consulting, Luis Fernando Saraiva, da PUCRS.
Estão aptos/as a participar todos os microempreendedores individuais que participaram da primeira fase do programa. Neste link o governo do Estado disponibiliza uma lista com as MEIs que podem participar da segunda fase.
A PUCRS, por sua capacidade multidisciplinar, sua tradição em educação e negócios e a promoção ao empreendedorismo e inovação, foi escolhida para prestar o serviço de capacitação dos microempreendedores individuais atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul.
MEIs que já passaram pela primeira fase podem fazer sua inscrição neste site, É preciso preencher o cadastro com seus dados e aguardar as orientações para o próximo passo.
Para receber a segunda parcela de R$ 1.500,00 os MEIs que participaram da primeira fase do Programa deverão participar de 9 horas de consultoria, serviço que está sendo prestado pela PUCRS ao governo do Estado. Ao final, além do conhecimento adquirido para retomar o seu negócio, os microempreendedores receberão um plano de ação um atestado de conclusão e, a partir disso, poderão acessar a segunda parcela do auxílio.
A consultoria irá contemplar as áreas de marketing e vendas, finanças e preço de venda e aspectos de plano de negócios. Ao final da consultoria, cada microempreendedor participante possuirá um plano de ação para guiar seus próximos passos na recuperação.
Sim, embora possa haver alterações em função da formação de grupos de 4 MEIs para as 7 horas realizadas em grupo.
Todas as consultorias serão realizadas na modalidade online por meio da plataforma Microsoft Teams. É recomendado que o participante já faça o download do aplicativo no celular ou computador que irá utilizar para participar do processo.
A PUCRS informará através dos dados/contatos disponibilizados no formulário do cadastro.
Os consultores são funcionários da PUCRS com expertise em negócios. Todos com formações nas respectivas áreas e ampla experiência de mercado.
Diferentes setores da Universidade estão envolvidos no projeto, com destaque para a Escola de Negócios e a área de consultorias. A Universidade está engajada em colaborar com a reconstrução do RS. Conheça outras iniciativas em SOS RS PUCRS.
Sim. Ao final das 9 horas de consultoria, tendo participado de todas as atividades, o/a participante receberá um atestado de conclusão com certificação PUCRS.
Para obter ajuda escreva para o contato disponibilizado pelo Programa MEI RS Calamidades: [email protected]