Ensino

Conheça os novos professores da Famecos

segunda-feira, 08 de abril | 2024

A Escola renovou seu quadro de docentes para melhor atender às demandas da Indústria Criativa

A Famecos está com seis novos professores em seu corpo docente. / Foto: Camila Cunha

Neste semestre, a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS anunciou a expansão de seu quadro de professores. Entre os/as novos/as docentes se incluem profissionais que além de pesquisadores são atuantes no mercado, e se alinham com o posicionamento da Indústria Criativa. Conheça os/as novos/as professores da Famecos e suas respectivas linhas de atuação: 

Fernanda Nascimento 

Doutora em Ciências Humanas, com ênfase em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a jornalista Fernanda Nascimento traz uma perspectiva inovadora aos estudos de Comunicação. Ativamente envolvida no grupo de pesquisa Transverso — Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica (PPGJOR/UFSC), ela também contribui para um projeto de investigação do Instituto de Investigaciones Feministas da Universidad Complutense de Madrid. 

Concentra sua pesquisa em questões de gênero e sexualidade, sob a ótica dos Estudos Culturais e dos estudos Queer. Acumula experiência como repórter e pesquisadora. Além de seu papel na Famecos, atua como professora substituta no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e já foi docente substituta no Jornalismo da UFSC. Autora do livro “Bicha (nem tão) má: LGBTs em telenovelas”. 

Currículo Lattes

Fernando Bakos 

Doutor em performance no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Arte e Tecnologia pelo mesmo programa, explora a emergência da Internet e a tradução do corpo e da figura humana nos meios digitais. Publicitário pela UFRGS. Durante sua trajetória acadêmica, investigou o fenômeno do audiovisual e a relação entre arte e comunicação a partir da linguagem do videoclipe. 

Já atuou como empresário de comunicação e desempenhou papéis como designer e gestor de projetos em Porto Alegre. Durante esse período, foi sócio da ZIPER- Comunicação e Design, e posteriormente da SUPERNOVA! – Espaço de Ideias. Seus clientes, tanto nacionais quanto internacionais, incluíam empresas de diversas áreas de atuação, com destaque para a CONCEPA – Concessionário Freeway, Planeta Atlântida e São Paulo Fashion Week. É professor da área de Artes e Tecnologias. 

Currículo Lattes

Kiko Ferraz 

Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), publicitário pela PUCRS e Recording Engineering pelo Musicians Institute, de Hollywood, Kiko Ferraz traz uma perspectiva única para o ensino de produção audiovisual. Seu currículo inclui supervisão de som em longa-metragens premiados e colaborações com artistas reconhecidos internacionalmente. 

Nos últimos anos, teve uma ampla participação na indústria cinematográfica e televisiva, supervisionando, por exemplo, o som e a produção musical de duas animações de destaque: “Chef Jack”, dirigido por Guilherme Fiúza e produzido pela Immagini Studios e Pixel Produções, lançado pela Sony Pictures em 2023 e selecionado como um dos 28 títulos para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar; e “Placa Mãe”, dirigido por Igor Bastos da Espacial Filmes, que foi selecionado em 56 festivais internacionais de cinema e recebeu 12 prêmios de melhor longa-metragem e melhor filme de animação em 9 países diferentes.  

Currículo Lattes

Paula Sperb 

Pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade também pela UCS, Paula Sperb possui formação em jornalismo pela PUCRS. Além de sua atuação como crítica literária e professora universitária, ela acumula uma ampla experiência tanto no jornalismo quanto na academia. 

Atualmente, Paula atua como crítica literária para veículos renomados como Folha de S. Paulo, jornal Valor Econômico e O Globo. Anteriormente, desempenhou o papel de repórter correspondente em Porto Alegre para a Folha de S. Paulo e foi também correspondente no Rio Grande do Sul para a revista Veja. Ela colaborou com veículos internacionais como El Mundo (Espanha) e Radio BBC (Inglaterra), além de contribuir com reportagens para a BBC Brasil, revista Piauí e O Estado de S. Paulo. 

Currículo Lattes

Thiago Padilha 

Com mestrado em Design de Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Thiago Padilha é um publicitário formado pela PUCRS. Além de suas atividades acadêmicas, ele também trabalha na Eyxo com Stone no patrocínio do Big Brother Brasil (BBB). 

Com vasta experiência profissional no mercado, Thiago já colaborou com marcas de destaque como Natura, Nestlé, Boticário, Renner, Olympikus, Bis e Petrobras, destacando-se por suas habilidades criativas e estratégicas. 

Currículo Lattes

Veridiana Dalla Vecchia 

Doutora em Estudos Estratégicos Internacionais e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, além de jornalista formada pela mesma universidade. Ela é membro do Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais e Meio Ambiente (Gerima/UFRGS) e do Grupo de Pesquisa Povos Indígenas e Política Global (PUC-Rio).  

Atualmente, desempenha o papel de editora na edição de domingo (+Domingo) do jornal Correio do Povo, localizado em Porto Alegre (RS). Com mais de duas décadas de atuação no jornalismo, Veridiana traz consigo experiência e expertise no campo da comunicação. 

Currículo Lattes

Mais recentes