Ensino

Conheça as diferenças entre os cursos da área de TI

quinta-feira, 25 de maio | 2023

cursos da área de TI

Foto: Divulgação

Uma das profissões do futuro: é assim que especialistas falam sobre a Tecnologia de Informação (TI). Segundo projeção da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), haverá mais de 700 mil vagas nesse setor até 2025. Desde a década de 70, quando foi fundada a Faculdade de Informática (antiga Facin), a PUCRS atua na área com a oferta de cursos e de estruturas reconhecidas internacionalmente para a realização de pesquisas e a produção de conhecimento em TI. Hoje a instituição oferece cinco cursos de graduação: Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia da Computação, Engenharia de Software e Sistema de Informação.  

O crescimento do campo da TI reflete em um avanço significativo em diversas áreas como tecnologia, comunicação e meio ambiente. O foco da Universidade é alinhar o ensino e a prática com as demandas da sociedade. Para quem pensa em atuar nessa área, é importante olhar para as necessidades do mercado antes de escolher qual graduação cursar. A análise de dados, por exemplo, entre tantas outras coisas hoje é utilizada em reportagens jornalísticas, políticas de sustentabilidade e para analisar inteligência artificial. Confira detalhes sobre cada curso e escolha qual combina mais com seus objetivos:  

Ciência da Computação 

cursos da área de TI

Foto: Giordano Toldo

É importante que o profissional esteja muito bem-preparado para atuar em uma área complexa e cheia de oportunidades. Cursar Ciência da Computação na PURS é para quem deseja aprender sobre programação e automatização. Este curso prepara você para exercer várias atividades que vão desde a solução de problemas de natureza complexa ao desenvolvimento de jogos, por exemplo. O/A aluno/a fica apto/a a atuar como desenvolvedor/a de software, cientista de dados, gerente de projetos, entre outros.  

Ciência de Dados e Inteligência Artificial 

Pioneiro e único presencial da região Sul do Brasil, o curso possibilita um aprendizado consistente e amplo, com base em um currículo inédito, diferenciado e preparado por um time de professores/as que possui vasta experiência, tanto na docência quanto no mercado de trabalho. O foco é formar profissionais aptos a exercer múltiplas atividades, atuando como cientistas de dados, engenheiros/as ou arquitetos/as de dados, engenheiros/as de IA e Machine Learning, analistas de inteligência de mercado, entre outros. 

Engenharia de Computação 

Ser um profissional que projeta, constrói e mantém sistemas computacionais e suas aplicações, integrando de forma otimizada hardware e software é o objetivo da formação em Engenharia de Computação da PUCRS. O curso com mais de 20 anos de existência associado a uma infraestrutura completa e diferenciada, proporciona aos/as alunos/as uma aprendizagem sólida e de qualidade e um diploma valorizado não só no Brasil, mas também internacionalmente. O/A aluno/a pode desempenhar muitas atividades atuando nessa profissão com a automação, o desenvolvimento de sistemas embarcados, projetos de hardware e de circuitos integrados. 

Leia também: Open office: estudantes têm oportunidade de visitar empresas do Tecnopuc 

Engenharia de Software 

O curso proporciona uma formação sólida e inovadora no desenvolvimento de software. O estudante sai da universidade apto para trabalhar em todos os segmentos do processo de desenvolvimento da área, ou seja, desde a análise de requisitos e a construção da arquitetura até a codificação, gerenciamento e controle de qualidade.  As principais áreas de atuação são: análise de requisitos, construção da arquitetura e projeto, desenvolvimento de softwares e gerenciamento de projetos. 

Sistemas de Informação 

O objetivo da PUCRS é formar profissionais especializados/as na identificação de soluções de TI, capazes de apoiar os processos das organizações da melhor maneira. As disciplinas abordam as áreas mais importantes da tecnologia da informação e também da administração, preparando os/as alunos/as para atuarem na indústria de software como gerentes de tecnologia, gerentes de projetos, analistas de teste, desenvolvedores/as de software, entre outros.  

Estrutura e diferenciais de estudar TI na PUCRS 

cursos da área de TI

Foto: Divulgação

A PUCRS ainda oferece aos seus/as alunos benefícios que vão além de uma excelente educação. Dentro do ecossistema da universidade, estudantes têm acesso ao Parque Científico Tecnológico (TECNOPUC) que proporciona a interação com um ambiente de integração, encontros, trocas e conexões. A Escola Politécnica faz parte do programa de Monitoria PUCRS, ofertado aos alunos desde o início da graduação. Nele o estudante é envolvido nas atividades de ensino, no desenvolvendo atividades de apoio a aprendizagem de outros estudantes, com o suporte dos professores, no aprendizado das disciplinas dos cursos de graduação da Universidade.  

Leia também: Conheça o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS 

A Escola Politécnica conta com diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração, além de parcerias com empresas de tecnologia. O Laboratório de Inovação em Software (LIS) é um exemplo, o convênio entre a PUCRS e a empresa HP já acontece há 12 anos, contribuindo para formação complementar dos alunos de graduação e pós-graduação da Universidade.  

Outro espaço interessante é o Laboratório de Alto Desempenho (LabLAD), que disponibiliza aos alunos uma grande capacidade computacional através de servidores e dispositivos de armazenamento. Lá o/a aluno/a recebe consultorias e pode desenvolver projetos que demandam alto desempenho computacional. O laboratório é vinculado ao Centro de Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia) localizado dentro do Tecnopuc, onde estão diferentes empresas de tecnologia e espaços que os estudantes podem acessar durante a graduação.  

ESTUDE NA PUCRS AINDA NESTE ANO

Mais recentes