Ensino

Pensando em cursar uma especialização? Veja como se organizar financeiramente

sexta-feira, 16 de fevereiro | 2024

Confira dicas de como se organizar financeiramente para cursar uma especialização ou um MBA

Foto: Caroline Feelgood/Unsplash

Qualificar o currículo, expandir conhecimentos e aumentar as possibilidades de atuação são alguns dos motivos pelos quais profissionais já graduados decidem cursar uma pós-graduação. Apesar do crescente interesse por essa modalidade de ensino, uma dúvida segue em alta: como se organizar financeiramente para investir na pós-graduação e garantir mais essa conquista? 

Um profissional especializado trabalha em áreas de maior busca e interesse de contratações profissionais. Portanto, o investimento traz retornos imediatos e também para o futuro. Para te auxiliar a se organizar financeiramente, selecionamos algumas dicas práticas para começar a planejar seus próximos passos. Confira! 

1) Antes de tudo, organize-se 

Dedique um tempo para organizar a sua vida financeira. Faça uma lista detalhada dos seus gastos fixos e considere também os gastos variáveis. É fundamental ter uma visão macro das finanças, identificando os investimentos essenciais e os que podem ser reduzidos ou cortados da sua rotina. Nessa etapa, já pesquise sobre os cursos que você tem interesse e considere o valor mensal que você incluiria no seu orçamento. 

Leia também: 6 dicas para desenvolver o networking na pós-graduação

2) Estabeleça prioridades e conheça suas opções 

Lançar um olhar crítico para o seu dia a dia e entender as suas prioridades é um passo primordial para conseguir escolher a modalidade que mais faz sentido para você. Cursos de pós-graduação online são uma alternativa válida para quem valoriza a flexibilidade de horários e deseja diminuir os custos, já que não precisa gastar com deslocamento e alimentação, por exemplo. 

3) Aplique os conhecimentos adquiridos na sua rotina 

Muitas pessoas desejam se dedicar integralmente à pós-graduação, mas é no trabalho que podem aplicar os conhecimentos e ferramentas do seu curso. Qualificar-se para o futuro do trabalho pode contribuir para transformar o sonho da pós-graduação em realidade. Por isso, dedicar parte do seu dia para atividades que gerem renda pode ser uma boa resposta à questão de como se organizar financeiramente.   

4) Mais facilidades para cursar uma pós-graduação 

A PUCRS oferece uma série de condições especiais para quem deseja qualificar sua carreira com uma pós-graduação. Além dos descontos para diversas categorias, é possível cursar uma especialização ou um MBA utilizando o crédito educativo, que permite que o estudante pague metade do valor durante o curso e o restante após a conclusão. 

Todos os cursos de especialização e MBA da Universidade possuem essa opção. Optando pelo crédito educativo, o estudante realiza o pagamento de 50% do valor durante o curso e o restante após formado. Saiba mais sobre o Credpuc ou tire suas dúvidas pelo e-mail [email protected]. 

Ingresse na pós-graduação da pucrs

Mais recentes