Chapas apresentam suas propostas para as eleições do DCE da PUCRS

sexta-feira, 08 de abril | 2022

Urna Eletrônica

Foto: Nelson Jr/ASICS/TSE

Para colaborar com a divulgação das propostas e auxiliar os alunos eleitores, a PUCRS oportuniza às chapas que concorrem ao Diretório Centro dos Estudantes (DCE) a possibilidade de apresentarem suas principais ideias à comunidade acadêmica. Considerando o critério de equidade, foram realizadas perguntas idênticas às duas representações, com o mesmo espaço para respostas. As eleições ocorrem nos dias 23 e 24 de abril (terça e quarta-feira), das 9h às 21h30min, em diversos pontos do Campus (confira o mapa).

Durante o processo eleitoral, os estudantes da Universidade terão duas opções para votar:

• Chapa 1 – E se a PUCRS fosse nossa?
  • Chapa 2 – Muda DCE

As urnas estarão disponíveis nos prédios 7, 9, 11, 12, 30, 50 e 81.
Confira abaixo os posicionamentos das chapas:

Quais são as principais propostas aos alunos?

Chapa 1 – E se a PUCRS fosse nossa?

Chapa2 – Muda DCE

A chapa 1 acredita que o DCE serve para canalizar as principais demandas que os estudantes têm em relação à permanência na universidade. Atentos às demandas dos estudantes, defendemos que todos os serviços do DCE sejam oferecidos a preço de custo ou isentos, como TRI escolar e meia entrada estudantil. Além disso, batalhar para ter um R.U. a preço de custo, creche universitária e abrir diálogo para uma casa de estudantes são passos para contribuir com a permanência dos estudantes na universidade.

A Chapa 2 – Muda DCE possui como principais propostas: realização de debates amplos, plurais e democráticos, com garantia de opiniões divergentes; mobilização por estacionamento mais barato e seguro; luta contra o aumento abusivo da mensalidade; integração e apoio às atléticas (fazer as Olimpíadas PUC); solidariedade aos animais (PUC PET); pressão por segurança ao redor da PUCRS; apoio jurídico para prounistas/fies/credpuc; e muitas outras pautas (acompanhem nossas redes sociais)!

Serviço sobre as Eleições do DCE

Quando? 23 e 24 de abril (terça e quarta-feira)

Quem pode votar? Todos os alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação ou de Pós-Graduação, exceto alunos EAD. Deve ser apresentado um documento com foto, podendo ser uma das seguintes opções:

• Carteira de Identidade (RG)
  • Carteira de Trabalho (CTPS)
  • Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (OAB, CRM, CRP, etc)
  • Certificado Militar
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Passaporte
  • Carteiras expedidas por órgão público que por força de Lei Federal são reconhecidos como documentos de identidade
  • Documento Nacional do Estudante emitido pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela
  • União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) ou Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)