A PUCRS acaba de integrar uma nova cátedra da Comissão Fulbright, organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos Estados Unidos, desta vez na temática Biodiversidade e Conservação Ambiental (Fulbright Distinguished Scholar Award in Biodiversity and Environmental Conservation). A oportunidade é voltada para pesquisadores norte-americanos com significativo reconhecimento em suas áreas de atuação para desenvolver atividades de pesquisa com o corpo docente da PUCRS.
A bolsa envolve pesquisa em biodiversidade e conservação ambiental usando tecnologias inovadoras para o desenvolvimento sustentável, mitigação de impactos ao meio ambiente, sequestro de carbono e energia verde. Trata-se de uma oportunidade para aprofundamento de relações de colaboração com pesquisadores e instituições americanas, que pode contribuir de forma significativa para a internacionalização dos PPGs da Universidade.
As inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2022. A bolsa prevê a estadia do acadêmico na PUCRS por um período de 3 a 4 meses. O período de início da bolsa pode ser de julho a novembro de 2023 ou janeiro a maio de 2024. O pesquisador poderá dividir sua estadia em duas visitas de dois meses cada.
Os candidatos devem ter título de Ph.D. ou equivalente e mais de sete anos de experiência profissional. O processo de candidatura é realizado pelo candidato de forma independente através da página da Fulbright, na qual estão disponíveis mais informações sobre o processo, clique aqui. Para mais informações entre em contato com a Coordenadoria de Internacionalização Stricto Sensu pelo e-mail [email protected].
O programa Fulbright possibilita conexões em um mundo complexo e em constante mudança. Liderado pelo governo dos Estados Unidos, em parceria com mais de 160 países em todo o mundo, o programa oferece bolsas para estudantes, acadêmicos, artistas, cientistas, professores e profissionais que desejam compartilhar conhecimento e aprimorar seus talentos.
Leia também: Pesquisadora da PUCRS está entre os 100 melhores cientistas em Educação da América Latina