Na última terça-feira, 23 de novembro, foi exibido o último episódio da série Caminhos para a Vitória, promovida pela PUCRS em parceria com o Grupo RBS. Gravada em diferentes espaços do Campus da Saúde, que compreende o Parque Esportivo, o Hospital São Lucas (HSL), o Instituto do Cérebro (InsCer), o Centro de Reabilitação e demais serviços oferecidos pela Universidade, a iniciativa se iniciou em novembro e teve nove capítulos exibidos sempre às terças-feiras durante o programa Globo Esporte.
O último episódio foi transmitido ao vivo do Parque Esportivo e contou com um desafio: uma corrida de seis minutos com os protagonistas da série, os comunicadores da RBS Luciano Périco e Alice Bastos Neves. Eles também relembraram as metas estabelecidas no começo da série e toda a trajetória que percorreram ao longo desses dois meses.
No formato de reality show, a série Caminhos para a Vitória teve como objetivo incentivar a busca por uma vida mais saudável. Os episódios acompanharam Alice e Lucianinho passando por consultas médicas, exames e avaliações físicas, traçando metas e se aventurando em treinos na academia e na prática de esportes para atingi-las.
Mostrando a importância da prática de exercícios físicos e de um acompanhamento multidisciplinar e de avaliação médica desde o início do processo, a série coloca em pauta aspectos importantes que merecem atenção no cuidado integral com a saúde e bem-estar agora e no futuro.
Leia também: Cuidado por inteiro: conheça as novidades do Parque Esportivo
Segundo o reitor da Universidade, Irmão Evilázio Teixeira, a atuação da PUCRS nas áreas de saúde e bem-estar se fortalece e se consolida com o Campus da Saúde, conceito inédito no País que conecta estruturas de ensino, pesquisa, inovação e serviços especializados, num ecossistema completo e integrado. Assim, a proposta da série Caminhos para a Vitória está alinhada a esse movimento:
“Queremos mostrar os benefícios que um modelo integrado e interdisciplinar de cuidado com a vida humana, da prevenção à reabilitação, oferece e traz de impacto para a comunidade de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. E toda essa estrutura não está apenas a serviço da comunidade acadêmica, mas de toda a população”, destaca o reitor.
Leia também: Campus da Saúde: a vida no centro de tudo
Ao longo dos nove episódios, diversos profissionais e pesquisadores da Universidades foram envolvidos, compartilhando seus conhecimentos e apoiando a trajetória de Alice e Luciano. Se você perdeu algum dos capítulos, pode assistir às gravações: