Institucional

Diploma em mãos: relembre a participação de Caco Barcellos no Prêmio Alumni PUCRS

terça-feira, 02 de julho | 2024

Reconhecimento a egressos de diferentes categorias será entregue em cerimônia especial marcada para o dia 11 de julho em evento aberto à comunidade

Caco Barcellos

“Ele demorou, mas voltou como prometeu”, Dona Antoninha, mãe do jornalista Caco Barcellos, sobre a entrega do Prêmio Alumni PUCRS ao filho, Caco Barcellos – formado na PUCRS

Cláudio Barcellos de Barcellos – ou melhor, Caco Barcellos –, é um dos repórteres mais respeitados do Brasil. Nas últimas décadas, destacou-se por comandar trabalhos de excelência envolvendo jornalismo investigativo. Dois temas recorrentes em sua obra são a violência e a injustiça social, pautas muitas vezes abordadas no programa Profissão Repórter, da TV Globo. É, também, autor dos best-sellers Rota 66 – A história da polícia que mata e Abusado – o dono do morro Dona Marta.

Natural de Porto Alegre, onde nasceu em 1950, Caco formou-se em Jornalismo na PUCRS em 1975. Para custear a faculdade, trabalhou como taxista. Desde então, retornou à Universidade diversas vezes. A mais recente aconteceu em julho de 2023, durante a segunda edição do Prêmio Alumni PUCRS – criado com o objetivo de reforçar a conexão e o compromisso da Instituição com o público egresso. Além disso, o mérito valoriza iniciativas que tenham impacto e contribuam com a construção de uma sociedade mais humana, justa e responsável. Nada mais natural, portanto, do que reconhecer alguém com a trajetória do jornalista.

No evento de premiação, Caco homenageou a própria mãe, Antoninha Barcellos. Na ocasião, ele revelou que, na semana da formatura, quase cinco décadas atrás, precisou viajar por conta de um compromisso profissional e não conseguiu receber o diploma. Mas prometeu a ela que um dia voltaria à Universidade justamente com essa finalidade.

Tanto minha mãe quanto meu pai não tiveram oportunidade de ir à escola. Mesmo assim, com muita dedicação, ela me ensinou a ler e a escrever. Quando me formei, teve essa coincidência triste na época [de viajar a trabalho]. E eu disse para ela: ‘Um dia, eu volto com o diploma’. Ela duvidou, mas hoje esse prêmio representa o diploma para mim. Estou muito honrado, disse Caco.

Emocionada, Dona Antoninha elogiou o filho: “Ele demorou, mas voltou como prometeu”. A verdade é que nem precisava. “No meu coração, ele já estava diplomado”, acrescentou a mãe. Caco Barcellos recebeu o Prêmio Alumni PUCRS 2023 na categoria Comunicação. Entre outras pessoas reconhecidas, a jornalista Eliane Brum, gaúcha de Ijuí, conquistou o prêmio na categoria Arte e Cultura. 

Prêmio Alumni 2024

A terceira edição do Prêmio Alumni PUCRS acontece dia 11 de julho, a partir das 18h30, com uma programação especial. Com o objetivo de reconhecer novas e consolidadas histórias, o prêmio foi criado para reforçar a conexão e o compromisso com mais de 200 mil egressos/as e valorizar iniciativas que contribuem com a construção de uma sociedade mais justa, responsável e humana.

A premiação contempla diferentes áreas do conhecimento, em sete categorias: Educação, Saúde, Inovação e Empreendedorismo, Socioambiental, Comunicação, Pesquisa Científica e Arte e Cultura. Além disso, também são entregues duas honrarias especiais: o Troféu Jovem Destaque e o Troféu Ir. Norberto Rauch.

O Prêmio Alumni PUCRS é uma realização da Rede PUCRS Alumni, vinculada à Pró-Reitoria de Identidade Institucional (PROIIN) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e será aberto à comunidade, mediante confirmação de presença até o dia 8 de julho, através do link: Prêmio Alumni PUCRS 2024.

*Texto originalmente publicado na edição 194 da Revista da PUCRS, lançada no mês de março de 2024. A produção foi cocriada com a República Conteúdo e a edição completa está disponível para download neste link.