Impacto Social

Bolsas para estudantes negros da PUCRS já têm selecionados: veja orientações

quarta-feira, 13 de março | 2024

bolsas carrefour, bolsas de estudo para pretos e pardos

As bolsas são viabilizadas por meio do Grupo Carrefour, com recursos do Termo de Ajustamento de Conduta. / Foto: Giordano Toldo

Já foram selecionados os/as estudantes que serão contemplados pelo edital de ação afirmativa para a concessão de bolsas de estudo e permanência para cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade presencial, viabilizadas por meio do Grupo Carrefour.

Os/as candidatos/as selecionados devem se apresentar presencialmente para assinatura do Termo de Compromisso no dia 14 de março, das 8h30 às 12h ou das 14h às 18h30, na sala 222 do Living 360º (Prédio 15) ou no dia 15 de março, das 8h30 às 12h. Esse requisito é indispensável para a concessão do benefício e o não comparecimento implicará na desclassificação do processo seletivo.

confira aqui a lista de selecionados

Sobre as bolsas:  

O novo edital de ação afirmativa para a concessão de bolsas de estudo e/ou permanência para estudantes pretos/as e pardos/as conta com 20 bolsas para estudantes já matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação da PUCRS, na modalidade presencial. Viabilizadas por meio do Grupo Carrefour, com recursos do Termo de Ajustamento de Conduta, as bolsas têm o objetivo de viabilizar e ampliar o ingresso de pessoas negras em programas de graduação e pós-graduação.   

Para os cursos da graduação, o benefício contempla bolsas de permanência, as quais serão depositadas nas contas dos/as estudantes e poderão ser utilizadas para ajudar nos custos de vida. Já nos cursos de pós-graduação (especialização e mestrado), o benefício contempla bolsas permanência, além do custeio integral da mensalidade dos/as estudantes selecionados. Alunos/as beneficiados/as com bolsas Capes ou CNPq não poderão participar do processo de seleção.  

Para receber a bolsa, o/a estudante deverá ser aprovado em todas as disciplinas e precisa cumprir a frequência mínima de presença em aulas. Além disso, deverá estar matriculado na instituição entre o primeiro e o penúltimo ano dos cursos; ou no primeiro ano da pós-graduação (mestrado ou especialização), na PUCRS, nos cursos contemplados no edital; ou ainda, ter obtido aprovação no processo seletivo (normal ou complementar) para ingresso no respectivo curso em 2024/1. 

1) Para os cursos de graduação: somente bolsa de permanência correspondente ao valor de R$
1.000 ao mês (valor bruto, sujeito à dedução de eventuais impostos devidos);

2) Para os cursos de pós-graduação nível especialização (lato sensu): o custeio do
valor da mensalidade do respectivo curso e bolsa de permanência correspondente ao valor de
1.000 ao mês (valor bruto, sujeito à dedução de eventuais impostos devidos); 

3) Para os cursos de pós-graduação nível mestrado (stricto sensu): o custeio do
valor da mensalidade do respectivo curso e bolsa de permanência correspondente ao valor de
3.500 ao mês (valor bruto, sujeito à dedução de eventuais impostos devidos). 

Leia também: Liga de Sexologia do curso de Medicina realiza oficina no Colégio Marista Vettorello em homenagem ao mês da Mulher

Mais recentes