Ensino

Professor/a: participe da Avaliação da Graduação Presencial  

quinta-feira, 11 de julho | 2024

A pesquisa é direcionada aos docentes da PUCRS 

Até o dia 26 de julho os docentes da PUCRS podem participar da Avaliação da Graduação Presencial. A pesquisa, que foi implementada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), visa obter contribuições e percepções dos professores da PUCRS sobre sua atuação na Universidade.  

Neste processo de autoavaliação institucional, cada professor/a participa preenchendo um instrumento composto por dois conjuntos de questões para cada disciplina-turma, colaborando, desse modo, para o aprimoramento do Projeto Pedagógico do Curso. 

Na primeira etapa, estudantes da Universidade avaliaram integralmente suas disciplinas, em um modelo que abrangeu questões sobre o curso de graduação, as disciplinas e os professores, com questões específicas também para calouros e formandos. 

Agora chegou o momento de os/as professores/as darem continuidade ao processo de avaliação, trazendo a análise do semestre e incluindo as reflexões quanto aos resultados da avaliação dos estudantes. 

Todo o conjunto de ações relacionadas à Avaliação da Graduação Presencial possui como objetivo: 

  • Analisar aspectos gerais do curso que contribuem para a gestão de curso e permanência do(a) estudante no curso e na universidade; 
  • Analisar o conhecimento e engajamento dos(as) estudantes em relação as oportunidades para além da sala de aula; 
  • Verificar o andamento da disciplina no semestre; 
  • Utilizar os resultados para a gestão da sala de aula; 
  • Buscar soluções para eventuais desafios apresentados pelos/as estudantes; 
  • Garantir a divulgação dos resultados, ainda no próprio semestre, efetivando o retorno aos/as estudantes do resultado da avaliação; 
  • Ampliar subsídios para o NDE e para a Comissão Coordenadora de Curso sobre a avaliação das disciplinas e o acompanhamento do PPC; 
  • Propiciar aos estudantes os benefícios das melhorias oriundas do processo avaliativo no semestre em andamento. 

Leia também