Saúde

Por que escolher treinar em uma academia gamificada?

terça-feira, 17 de agosto | 2021

Alguns aparelhos da academia do Parque Esportivo permitem assistir vídeos e filmes durante os treinos / Foto: Camila Cunha

Melhorar a performance é uma busca constante para quem pratica exercícios. Com a gamificação é possível atingir esse objetivo de forma lúdica e descontraída, a partir de um conjunto de técnicas que trabalham a motivação e ajudam a mudar hábitos, trazendo benefícios para a saúde. Na nova academia do Parque Esportivo da PUCRS, lançada recentemente, o público encontra um dos espaços mais tecnológicos da América Latina nessa área. 

Ignaldo Paz, coordenador da academia, separou quatro vantagens de aproveitar as atividades interativas, aplicativo, circuitos e demais possibilidades de cuidar da saúde enquanto se diverte: 

1) Atividades interativas e treinos dinâmicos 

A importância de poder praticar exercícios de forma mais criativa está no fato de tornar os treinos uma experiência única e agradável: “O retorno tem sido maravilhoso! Os nossos antigos alunos e alunas têm adorado as novidades. Além disso, a procura e a adesão à nova academia também aumentou”, destaca Ignaldo. 

Dessa forma, características que costumam aparecer em jogos são adaptadas para tornar o dia a dia de quem quer cuidar da saúde muito mais prazeroso. 

2) Tecnologia para você treinar como quiser 

Academia Parque Esportivo

Parceria com a Technogym proporciona estrutura ainda mais tecnológica na academia / Foto: Camila Cunha

Na linha de equipamentos de força, a Selection, a tecnologia do Mini Unity (um pequeno monitor de vídeo, que fica acoplado no equipamento) orienta e incentiva a execução de cada repetição, mantendo o controle nas fases de cada movimento.  

Já nos equipamentos do Biocircuit, após a sessão inicial, os equipamentos ficam customizados (altura e distância dos assentos e alavancas dos equipamentos), ajustando-se de forma automática. Essas são apenas algumas das novidades em atividades interativas, que também contam com dispositivos para treinos de cardio, simulação de escala, corrida e remo, por exemplo. 

3) On ou offline: do seu jeito 

Por meio da parceria com a fabricante italiana Technogym, que trouxe ainda mais inovação ao Parque, a academia se destaca no mercado fitness com os seus diversos equipamentos modernos e tecnológicos. Os aparelhos da linha de cárdio permitem que durante as atividades físicas sejam utilizadas redes sociais, como Facebook e Instagram, ou acessar vídeos e filmes no YouTube e na Netflix, por meio da rede Wi-Fi. 

Academia Parque Esportivo

Gamificação das atividades físicas auxilia na motivação para seguir os treinos / Foto: Camila Cunha

Para isso cada aluno ou aluna faz o download do aplicativo do Parque, que possui conexão com a maioria dos equipamentos e permitem o acesso com o QR code. Também é possível se conectar utilizando a band, uma pulseira que serve para realizar login nos equipamentos de forma prática e rápida, auxiliando no acompanhamento e na evolução ao longo do tempo. 

Leita também: Cuidado por inteiro: conheça as novidades do Parque Esportivo 

4) Mais saúde e qualidade de vida 

“Estamos vivendo um momento novo e de readequação de nossas vidas. A pandemia nos fez sentir e pensar que temos que mudar nossas rotinas na busca de alguns dos bens mais preciosos que temos: a nossa saúde e qualidade de vida”, destaca Ignaldo. 

O exercício físico possibilita aumentar a imunidade, sendo um bloqueio natural a doenças. Um artigo publicado na revista científica Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews mostra que a prática pode, inclusive, minimizar a probabilidade de morrer em casos de contração da Covid-19. 

Leia também: 5 motivos para conhecer a academia do Parque Esportivo da PUCRS 

Mais recentes