Ateliê PUCRS Cultura lança série em versão digital

quarta-feira, 08 de abril | 2020

Ateliê PUCRS Cultura: Desenhando formas e traços básicos com Anna Jonko - Instagram do Instituto de Cultura lança a série Pratique em casa, com dicas artísticasO Ateliê PUCRS Cultura está de volta e, dessa vez, em versão digital. Através do Instagram do Instituto de Cultura (@pucrscultura), serão disponibilizados vídeos com dicas de práticas artísticas das mais diversas áreas. A primeira postagem ocorre nesta sexta-feira, 10 de abril, trazendo orientações para experimentação em desenho de traços e formas básicas, ensinadas pela artista, ilustradora, quadrinista e professora Anna Jonko.

A série de vídeos busca incentivar experimentações artísticas e é uma alternativa para ser feita por quem está em casa, durante o período de afastamento social.

Programação de abril

10/4 – Desenhando formas e traços básicos

Por Anna Jonko

Com apenas alguns materiais básicos e dicas para quem quer começar a exercitar o ato de desenhar, a artista ensina modos de soltar a mão e o traço para produzir um desenho mais fluido.

Anna Jonko é professora, artista visual e trabalha com ilustração e quadrinhos. Em suas aulas que abrangem todos os públicos, de crianças a adultos, explora técnicas de desenho, pintura (em especial aquarela) e o desenvolvimento de trabalhos criativos. É integrante e também desenvolve projetos no Vinco estúdio.

17/4 – A lógica da estampa

Por Luísa Santos

Nesta atividade, a designer apresenta alguns dos princípios básicos para a construção de padronagens. Os tópicos abordados são: criação de elementos, composição de módulo, sistema de repetição e aplicações.

Luísa Santos é designer de produto e estilista. Desenvolve projetos em moda, upcycling e criações têxteis para artistas. Atuou em um dos principais escritórios de design de superfície do país, Renata Rubim Design & Cores, e, desde então, difunde o conhecimento adquirido na área. É integrante do Vinco estúdio.

24/4 – Fazendo arte em família: propostas com circo e dança

Por Fernanda Boff e Gabriel Martins

Com o objetivo de manter o corpo ativo e a criatividade em dia nessa quarentena, a dupla de artistas apresenta três brincadeiras que envolvem as áreas artísticas da dança e do circo para a criançada. As propostas foram pensadas para serem feitas em casa e com a família, utilizando materiais que todo mundo tem no armário.

Fernanda Bertoncello Boff é bailarina, circense, professora e desenvolve trabalho com dança e circo para crianças. Atuou em diversos espetáculos para o público infantil, destacando-se com o Guia improvável para corpos mutantes, direção de Airton Tomazzoni. Com o projeto Pequenices: Arte e Educação, dedica-se a pensar o protagonismo das crianças em processos artísticos e educadores. Já recebeu diversos prêmios por suas ações, como Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 e o Prêmio Açorianos de Dança em 2017 e 2018. Compõe o grupo de gestão do Estúdio Amplo.

Gabriel Martins é bailarino, circense e professor. Entre seus trabalhos, destaca-se os espetáculos Espaço Arcabouço – Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2014 e Circulação em 2018 – e Corpobolados – Prêmio Açorianos de Dança 2016. Também atua em Guia improvável para corpos mutantes, direção de Airton Tomazzoni e faz parte da cia. Caixa do Elefante com o espetáculo Cuco: a linguagem dos bebês. Faz parte do quadro de professores do Curso de Extensão Gestão em Arte Circense – IFRS e da equipe do projeto Pequenices: Arte e Educação.