Um grupo de bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, juntamente com seus colegas de aula, decidiu desenvolver uma série de vídeos sobre o coronavírus. Segundo eles, o sentimento de querer ajudar as pessoas a encontrar formas de lidar com as angústias e incertezas causadas pela pandemia era algo frequente. Foi assim que os conteúdos começaram a ser divulgados nas redes sociais do PET, abordando temas como saúde (física e mental) e autocuidado.
“Vamos produzir vídeos sobre a perspectiva da pandemia na saúde coletiva, sobre os atravessamentos desse cenário nos contextos do trabalho, sobre estratégias para manutenção da saúde mental nesse momento atípico, dentre outros”, explica Milena Gelain, estudante do curso e bolsista do PET.
Lidar com a saúde mental durante o isolamento social é um grande desafio, principalmente em um contexto de pandemia global, conta Milena. O confinamento, muitas vezes, expõe as pessoas a uma maior vulnerabilidade, ressaltando aspectos relacionados a ansiedade, depressão e estresse pós-traumático, independentemente de existir algum histórico de transtorno mental ou não. “Frente a tudo que estamos vivenciando, o projeto transmite informações e cria estratégias com profissionais e diferentes abordagens”, ressalta a estudante.
Ao normalizar a rotina, o grupo pretende voltar com as atividades fixas que foram suspensas por causa da quarentena, mas não descartam a possibilidade de reformulação do projeto para abordar outros assuntos.
O próximo vídeo do projeto, que será postado nesta sexta-feira, 1 de maio, fala sobre o impacto do coronavírus no funcionamento das empresas e dos trabalhadores. Os principais assuntos serão as questões referentes ao modelo de home office e as demissões em massa, dois tópicos bastante comentados na mídia ultimamente.
Outros vídeos já abordaram dicas de técnicas e estratégias que podem ser utilizadas em prol da saúde mental, e impactos de medidas restritivas e do isolamento social.
A fala será conduzida por Jaqueline Maia Mânica, professora do curso de Psicologia, coordenadora dos cursos de Extensão da PUCRS e gestora da Fundação Irmão José Otão (Fijo), responsável pelo Escritório de Carreiras.
A maioria dos convidados(as) e colaboradores dos vídeos são do curso de Psicologia, mas todos(as) são bem-vindos(as). “Colegas de outras áreas, principalmente da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e da Escola de Humanidades, podem falar sobre diferentes pontos de vista”, destaca Milena.
Quem quiser saber mais sobre o grupo e outros projetos pode acompanhar as atualizações pelo Facebook e pelo Instagram do PET Psicologia PUCRS (@petpsicopucrs). Sugestões, comentários e dúvidas podem ser enviados pelo e–mail [email protected].