Ensino

Alunos da Escola de Medicina estagiam no Hospital da Aeronáutica

quinta-feira, 01 de fevereiro | 2018

hospital da aeroáutica de canoas, hospital, saúde, medicina, saúde da família e da comunidade, estágio

Foto: Arquivo pessoal

O Hospital da Aeronáutica de Canoas (HACO) é uma das instituições conveniadas à Escola de Medicina da PUCRS para receber alunos que realizam o estágio obrigatório em Medicina de Família e Comunidade. A atividade, voltada para estudantes no período de internato do curso durante o quinto ou sexto ano, é realizada por um semestre, e exige que os alunos passem por mais de um campo de prática. No HACO, o convênio é supervisionado pela professora da Universidade Cristina Zabka, pelo 2º tenente Evandro de Borba e pela 1ª tenente Damiana da Rocha

O serviço de saúde do Comando da Aeronáutica contempla os três níveis de atenção à saúde – primária, secundária e terciária -, o que engloba os serviços de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitalares, e oferece aos alunos o acompanhamento dessas várias práticas no Hospital. A graduanda do 11º semestre do curso Andressa Eidt, 25 anos, explica que, no período da manhã eram acompanhados os atendimentos ambulatoriais, e à tarde, o serviço de atendimento domiciliar, ambulatórios de especialidades, serviço de radiologia, cirurgia ambulatorial e internação. Ainda de acordo com a aluna, além da professora Cristina e o tenente Borba, os estagiários eram supervisionados por médicos de diversas especialidades, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais.

hospital da aeroáutica de canoas, hospital, saúde, medicina, saúde da família e da comunidade, estágio

Foto: Arquivo pessoal

O conhecimento vivenciado na prática

A atividade, realizada de segunda-feira a sexta-feira, trouxe muito conhecimento através da prática, de acordo com os estagiários. Fernanda Teixeira, 23 anos, conta que a sua passagem pelo HACO foi única e teve como maior benefício “o entendimento dos fundamentos da Atenção Primária a Saúde através da sua aplicação na prática”.  Os participantes também destacaram a experiência de conhecer um sistema de serviços da saúde centralizado, que funciona de maneira harmônica e dinâmica, e aprender sobre a abordagem integral e coordenada do cuidado com o paciente.

Os alunos também puderam desenvolver atividades de iniciação científica, em que pesquisaram temas relevantes para a Medicina de Família e para a Força Aérea, para a promoção da saúde dos integrantes das Forças Armadas, sendo que alguns trabalhos resultaram, inclusive, em publicações.

Além disso, as experiências pessoais da prática profissional trouxeram incentivo e inspiração aos futuros médicos. A doutoranda Natássia Sulis, 31 anos, conta que durante um atendimento uma paciente a revelou uma situação passada que a abalou e nunca havia compartilhado com ninguém, e, tomando conhecimento, o preceptor logo acionou a equipe de saúde mental. “Nunca esquecerei disso, foi muito marcante ver como as coisas funcionavam bem, e que aquela paciente sairia diferente de lá, com a certeza de que seria bem assistida”.

 Sobre o HACO

Localizado no bairro Fátima, em Canoas, a aproximadamente 12 km do Campus central da PUCRS, o Hospital tem por missão prover saúde nas áreas preventiva, assistencial e de campanha no nível de Terceiro Escalão aos militares e seus dependentes.

 

Mais recentes