Ensino

Abertura Stricto 2022 apresenta avanços da pós-graduação e oportunidades para estudantes 

sexta-feira, 25 de março | 2022

Foto: Matheus Gomes

Na última terça-feira, dia 22 de março, aconteceu a Abertura Stricto 2022, evento de abertura do ano letivo para os programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), o momento foi conduzido pelo pró-reitor, Carlos Eduardo Lobo e Silva, e contou com a presença do reitor, Ir. Evilázio Teixeira; do vice-reitor, Ir. Manuir Mentges; e do diretor de pós-graduação, Luiz Gustavo Leão Fernandes. 

Em sua fala de acolhida, o reitor celebrou o encontro presencial após dois anos de desafios impostos pela pandemia e reforçou o posicionamento da PUCRS como uma universidade de pesquisa. “Tão importante quanto celebrar o caminho já percorrido, é fundamental reafirmar o compromisso de, enquanto comunidade científica, alcançar o futuro com integridade, ética, ousadia e dignidade”, afirmou. 

Teixeira destacou ainda a capacidade da Universidade em dar respostas concretas aos reais problemas da sociedade, com estudos e pesquisas com impacto social. O reitor desejou uma ótima jornada acadêmica aos estudantes e concluiu com o desejo que a PUCRS possa contribuir para torná-los melhores pesquisadores e promotores de um futuro mais justo, fraterno e feliz.  

Em sua apresentação, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação apresentou um breve histórico da pós-graduação da PUCRS e caminhos percorridos até aqui, destacando a robustez dos Programas de Pós-Graduação da Universidade. Lobo e Silva apresentou dados como as últimas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e rankings internacionais que colocam a Universidade ao lado de instituições renomadas dentro e fora do Brasil. 

O pró-reitor também chamou a atenção para a importância crescente de aspectos como o impacto social da pesquisa, a transferência de conhecimento e a formação abrangente do estudo de pós-graduação, com competências que vão além das especificidades técnicas de cada área. “Do ponto de vista do ensino da pós-graduação, queremos reforçar o foco na formação do estudante, a formação abrangente e interdisciplinar e, finalmente e idealmente, o estudante deve enriquecer sua bagagem com vivências internacionais, de atividades de inovação de conexão com a sociedade”, afirmou. 

Por fim, Lobo e Silva fez um convite aos estudantes para que circulem, desfrutem e aproveitem o ecossistema da pós-graduação. “Não esqueça que a PUCRS te oferece oportunidade de interdisciplinaridade e de atividades formativas que vão além do seu PPG”, finalizou. 

Oportunidades para mestrandos e doutorandos 

Em seguida, o diretor de pós-graduação Luiz Gustavo Leão Fernandes apresentou um panorama das estruturas de apoio ao estudante e de pesquisa que a Universidade oferece e podem ser desfrutadas pelos alunos e alunas de mestrado e doutorado. Unidades como Biblioteca, Centro de Apoio Discente e Escritório de Integridade em Pesquisa iniciaram a apresentação. 

Os temas da internacionalização e inovação foram centrais no encontro. O primeiro abordou a renovação do Programa PUCRS-PrInt e as bolsas de mobilidade para estudantes, disciplinas internacionais e cotutelas. Já na área de inovação, o destaque ficou por conta do Programa Hangar, que será lançado em breve em parceria com o Tecnopuc, que tem como propósito apoiar pesquisadores a transformar suas pesquisas em negócios, produtos ou simplesmente auxiliá-los a treinar um olhar empreendedor em suas áreas de pesquisa e atuação. 

Por fim, o diretor falou dos cinco institutos da PUCRS (Instituto do Cérebro do RS, Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais, Instituto do Meio Ambiente, Instituto de Geriatria e Gerontologia e Instituto de Cultura), dos Centros de Pesquisa da Universidade e sobre as possibilidades do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia). 

Confira a gravação do evento: 

Mais recentes