Ensino

8º Colóquio de Bioética, Neuroética e Ética da Inteligência Artificial reúne autoridades mundiais 

quarta-feira, 17 de abril | 2024

Evento aconteceu na Escola de Humanidades entre os dias 8 e 12 de abril 
 

Foto: Giordano Toldo

A PUCRS foi palco de um evento de importância global, o 8º Colóquio de Bioética, Neuroética e Ética da Inteligência Artificial, que ocorreu entre os dias 8 e 12 de abril na Escola de Humanidades. Com a participação de especialistas, pesquisadores e estudantes de mais de 13 países, presencialmente e online, o colóquio fortaleceu debate contemporâneo sobre os dilemas éticos relacionados à inteligência artificial. 

A cerimônia de abertura contou a participação do Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, a Cônsul Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Carrie Muntean, o Diretor Técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, Rafael Roesler, e a Presidente da Empresa 
Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, Letícia Batistela. Ir. Evilázio, destacou a importância da perspectiva ética nos avanços tecnológicos. 

“Ao mesmo tempo que a tecnociência resolve problemas, também cria outros, para os quais é necessária busca de soluções, não apenas tecnológicas, mas também éticas. Nesse contexto que se insere o presente evento, que trata dos desafios éticos trazidos pela inteligência artificial, que perpassa inúmeros âmbitos da vida humana”, destaca o Reitor. 

O evento faz parte das ações da Rede de Inteligência Artificial Ética e Segura (RAIES), tendo universidades parceiras em diversos países. Para a Cônsul Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, é um grande prazer ter diversos institutos de ensino americanos membros desta organização.  

“Estou orgulhosa da participação de tantas instituições americanas nessa rede, destacando a cooperação internacional. As relações do Brasil e Estados Unidos comemoram 200 anos e temos orgulhos dos laços de nossos pesquisadores”, destaca Carrie Muntean. 

Ao longo do evento, os mais de 400 participantes participaram de palestras, mesas-redondas e workshops, explorando uma variedade de tópicos relacionados à ética da inteligência artificial. Além disso, palestrantes de diversos países e universidades compartilharam suas mais recentes pesquisas e perspectivas acadêmicas para os temas debatidos. Marcaram presença pesquisadores de instituições, como: University of Johannesburg, da África do Sul, Universität Ausgsburg, da Alemanha, National University of Singapore, University of Oxford, da Inglaterra, e Universidad de Oriente, de Cuba. 

Mais recentes