Institucional

Renomado neurocirurgião visita Universidade e InsCer

quinta-feira, 06 de setembro | 2018

reitoria, reitor, visita, salão nobre, evilázio teixeira, jaderson costa da costa, dr samii, dr paglioli, internacional

Neurocirurgião posa ao lado de sua foto de 1994.
Foto: Eliana Bizzi

Um dos mais importantes neurocirurgiões do mundo, o iraniano-alemão Majid Samii, esteve visitando o campus da PUCRS e no Instituto do Cérebro do RS (InsCer). Majid Samii nasceu no Irã e desenvolveu seus estudos e pesquisas na Alemanha. É o atual presidente do Instituto Internacional de Neurociências, com sede em Hanover, na Alemanha, e filial em Pequim, na China, e em Teerã, no Irã, sua cidade natal.

Ao longo de sua carreira, acumulou diversos prêmios, como o Physician e o Leibniz Ring, dois dos mais prestigiados do mundo, além de ter recebido título Doctor Honoris Causa em universidades espalhadas pelo mundo. Na PUCRS, recebeu essa titulação em 1994, pela Escola de Medicina da universidade. Nesta atual visita, que tem como objetivo estreitar laços entre a PUCRS, o InsCer e o Instituto Internacional de Neurociências, o renomado neurocirurgião passou por alguns dos lugares que já conhecia e outros que nem estavam projetados, como o Instituto do Cérebro do RS, que tem seis anos de história.

No prédio da reitoria da Universidade foi recepcionado pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira, vice-reitor Jaderson Costa da Costa e o decano da Escola de Humanidades, Draiton Gonzaga de Souza. Pelo Hospital São Lucas (HSL) estiveram presentes o superintendente Sérgio Baldisserotto e os neurocirurgiões Eduardo e Eliseu Paglioli.

 

Visita do Dr. Majid Samii

Foto: Bruno Todeschini

Visita ao InsCer

Já no InsCer, Samii conversou com residentes e médicos, trocou experiências e ouviu o superintendente de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento, Douglas Sato, explicar o projeto de ampliação do InsCer. O médico iraniano-alemão conheceu a área assistencial onde estão alocados os equipamentos de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Também visitou o Centro de Produção de Radiofármacos, local aonde é realizado todo o processo de produção dos radiofármacos que são posteriormente aplicados aos pacientes.

“Acredito que seja o futuro o que vi aqui, a filosofia de tratar o paciente no centro do foco de tudo. Uma filosofia muito inteligente para ter muito sucesso em um curto espaço de tempo, com uma equipe multidisciplinar de colaboração. Eu desejo a todos que trabalham aqui um enorme sucesso para os próximos anos para se tornar talvez um dos melhores centros em todo o mundo”, afirmou Majid Samii.

Mais recentes