Serviços

Visitando a PUCRS: o que fazer no Campus durante as férias 

Confira seis dicas de atividades para fazer na Universidade durante esse período

sexta-feira, 11 de julho | 2025
Foto: Divulgação/Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Já pensou em aproveitar as oportunidades que estão pelo Campus da PUCRS durante as férias de inverno? Para quem quer explorar mais da Universidade nos dias de folga, reunimos seis dicas de atividades. Confira: 

1) Programação especial no Museu de Ciências e Tecnologia  

O Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) da PUCRS está promovendo diversas atividades durante o mês de julho. Estão incluídas a nova exposição “Viagem aos Acervos da Terra”, além de réplicas de fósseis de dicinodonte, um dos dinossauros mais antigos, e de uma Preguiça Gigante, com quatro metros de altura. Também ocorre ao longo de julho uma programação incrível, como contações de histórias e minuto da ciência sobre diferentes temas, ateliê artístico e de desenhos, oficina de exploração paleontológica e um momento de acolhimento sensorial para pessoas que lidam com essa sensibilidade. Ficou curioso? Dá uma olhada na agenda mensal neste link.  

A novidade das férias de inverno é o “Casa Vida + Museu de Ciências e Tecnologia”. Serão dez dias repletos de diversão, com atividades que estimulam a criatividade, jogos e oficinas de arte. É só escolher os dias que você deseja participar! O evento, voltado para crianças de 6 a 12 anos, acontece do dia 21 de julho a 1º de agosto, das 13h30 às 18h. 

O Museu possui três andares e um mezanino repletos de experiências lúdicas e interativas, por isso, para você aproveitar essa experiência ao máximo, lembre-se de que o tempo médio de visita é de 3 a 4h. O MCT está aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. 

2) Parque Esportivo tem colônia de férias para crianças    

A Colônia de Férias da Equipe Motiva-Ação, do Parque Esportivo da PUCRS, preparou atividades especiais para entreter as crianças nesse frio. Com a temática de Inteligência Artificial (IA), o “Desafio Criativo” busca explorar em brincadeiras, caçadas, circuitos, gincanas e jogos as possibilidades da IA, mas de uma forma divertida e educativa, com temas exclusivos para cada dia da semana. O objetivo será mostrar como podemos utilizar essa ferramenta no cotidiano. A Colônia ocorrerá do dia 21 de julho até 1º de agosto, das 13h30 às 18h. 

Em caso de dúvidas, entre em contato via e-mail contato@equipemotivacao.com.br ou pelo telefone (51) 992823996.  

Foto: Divulgação/Parque Esportivo

3) Na Biblioteca não faltam opções para quem quer ler nas férias

A Biblioteca Central Irmão José Otão segue de portas abertas durante as férias. Com um amplo acervo de livros, teses, artigos e vários outros materiais, a Biblioteca possui várias opções de leitura para os/as alunos/as. Para quem ficar em dúvida, temos algumas recomendações:     

  • Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez – Neste clássico da literatura latino-americana, o Nobel de Literatura Gabriel García Márquez mistura o real e o mágico da família Buendía, na mítica cidade de Macondo, e nos envolve com suas histórias de amor, dor, revolução e, claro, solidão. 
  • Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior – Nesta obra de 2019, o autor baiano nos transporta para as profundezas do sertão baiano e nos apresenta às irmãs Bibiana e Belonísia. O livro narra os percalços atravessados pelas meninas, desde o acidente que mudou a vida das duas ainda na infância, passando pela situação análoga à escravidão em que ambas vivem em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.   
  • Mapeador de Ausências, Mia Couto – Neste livro do consagrado autor africano Mia Couto, somos apresentados à história de Moçambique na pré e pós-independência a partir das memórias familiares do personagem principal, o professor Diego Santiago, e de seu pai já falecido. Entre vivos e mortos, Diego revisita os personagens que fizeram parte de sua história.  

 
Além disso, a Biblioteca também realiza treinamentos gratuitos para trabalhos acadêmicos. Confira aqui.  

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Cadastre-se e receba informações sobre formas de ingresso, cursos e muito mais.

4) Espaços de socialização da Universidade abertos aos alunos    

No Campus, não faltam opções de lugares para descansar, socializar e se divertir. O saguão do prédio 15, o Living 360º, é um dos espaços mais queridos por estudantes para lazer, descanso e estudos fora de aula. Conta com mesas de estudo, poltronas, sofás, pufes, mesas de sinuca e de ping-pong e jogos de fliperama. Além disso, é onde fica a PUCRS Store, logo em frente à cafeteria da Bauducco. Há também a ATL House, que conta com mesa de sinuca e vídeo game, e fica localizada no anexo do prédio 16. A ATL também abriga o Canal Café e, logo ao lado, o Severo Garage.    

5) Pianos espalhados pelo Campus   

Que tal aproveitar as férias para tocar (ou aprender a tocar) um instrumento musical? O Campus da PUCRS possui sete pianos que ficam disponíveis em horários fixos para serem tocados. Eles se encontram nos seguintes locais: Escola de Humanidades (prédio 9), Escola Politécnica (prédio 30), Biblioteca Central Ir. José Otão (prédio 16), Hospital São Lucas (prédio 60), Instituto do Cérebro (prédio 63) e Tecnopuc (prédio 97A) e Living 360º.  Você pode conferir mais informações aqui.    

6) Murais ao ar livre colorem os espaços da PUCRS    

Há sete murais pelo Campus, sendo três deles parte do projeto Galeria a Céu Aberto: dois murais, um de Kelvin Koubik e outro de Paula Plim, estão em paredes próximas à Rua da Cultura. O outro mural, da autoria de Renan Santos, está localizado na parede lateral do prédio da Escola de Humanidades (prédio 8).   

Além deles, também há um mural no Ateliê do Instituto de Cultura (térreo da Escola Politécnica – prédio 30), feito pela artista Manu Raupp. Como o Ateliê fica fechado em época de férias, o mural fica visível somente pelo lado de fora, mas você pode conferi-lo em vídeo clicando aqui. Na Escola de Ciências da Saúde e da Vida (prédio 12), o grupo de estudos Liliths produziu o Mural Mulheres, Educação, Ciência e Luta. No prédio 5, a autoria é do artista Apolo Torres. O mural mais recente foi finalizado em 2024 e foi realizado pelo Tio Trampo.