Ensino

5 dicas: como produzir conteúdo para o LinkedIn

quinta-feira, 10 de dezembro | 2020

5 dicas: como produzir conteúdo para o LinkedIn

Foto: Ketut Subiyanto/Pexels)

Muito mais do que um espaço para procurar oportunidades de trabalho, o LinkedIn, que é considerado a maior rede social profissional do mundo e uma das que mais crescem, é um ótimo ambiente para se conectar com outras pessoas. Além de manter seu perfil atualizado, é importante entender como a rede funciona. Confira dicas do PUCRS Carreiras de como produzir conteúdo no seu perfil.

1. Conheça as opções da plataforma

Antes de começar a produzir defina o formato do seu conteúdo: post no feed ou artigo. O primeiro é mais simples, com um limite de 1.300 caracteres, ideal para abordagens mais diretas. Já o artigo não tem limite de tamanho e a ideia é que seja um texto mais aprofundado, com materiais extras e outros elementos que sirvam de embasamento. 

2. Pense qual é o seu público

Ao publicar um texto, foto ou vídeo, tenha em mente quem vai consumir esse conteúdo. A abordagem deve ser objetiva, sem frases muito longas e com ideias, conceitos e linguagem que gere identificação e proximidade com o público 

3. Escolha conteúdos que tenham valor

Não poste apenas para manter a frequência das publicações. Escolha conteúdos que tenham valor para você e para o seu público. Podem ser coisas simples, como dicas, sugestões e comentários, ou até mesmo uma história, case ou experiência pessoal. Lembre-se de que é importante apresentar sempre embasamento e, se possível, conectar com o contexto atual. 

4. Aproveite todos os recursos

O que você acharia mais interessante: um textão complexo e sem recursos visuais ou um post com referências legais, links para informações extras e uma foto que ilustre o assunto discutido? Se você respondeu a segunda opção, saiba que a maioria das pessoas também pensa assim. Coloque-se sempre no lugar de quem consome seus conteúdos de forma estratégica. 

5. Reflita antes de publicar

Existem muitas formas de falar sobre o mesmo tema e é preciso ter coerência com o que você compartilha. Quando for abordar algum assunto, estude, pesquise e observe o que quem tem propriedade na área pensa a respeito. Se for uma questão sensível ou polêmica, tenha ainda mais cuidado e empatia. 

Leia também: Como utilizar as redes sociais para potencializar seus negócios