Ensino

5 atividades que irão te ajudar a aprender um novo idioma

quarta-feira, 03 de janeiro | 2024

Aprender um novo idioma contribui para o enriquecimento das experiências profissionais, pessoais e acadêmicas. A internacionalização durante o ensino superior é um passo importante para a formação de profissionais com competências multiculturais e pensamento global, habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.  

Para quem busca aprimorar o aprendizado de idiomas, ampliando as possibilidades de internacionalização, a professora Aline Fay, coordenadora do curso de licenciatura em Letras com ênfase na Língua Inglesa da Escola de Humanidades da PUCRS, reuniu cinco dicas para te ajudar nessa jornada. Confira:  

Leia também: PUCRS oferece disciplinas ministradas em inglês para promover internacionalização 

1. Anote e revise com frequência

O cérebro precisa de estímulos e a escrita, assim como a leitura, exerce esse efeito. Sendo assim, anote em um caderno o vocabulário e a gramática que você está estudando e revise pelo menos duas vezes por semana. Lembre-se: Aprender um novo idioma requer constância. 

2. Assista séries e filmes com legenda no idioma que você está estudando

No início pode parecer difícil, dependendo do seu nível de conhecimento no idioma. Uma boa dica é começar com séries/filmes que você já assistiu, assim há familiarização com as cenas e personagens. Ouvir e ler a legenda no idioma original, auxilia na compreensão oral e escrita da língua, pois você ouve e vê a escrita da palavra ao mesmo tempo. Além disso, aprende gírias e expressões idiomáticas utilizadas na fala mais coloquial.  

3. Leia muito

desenvolver um novo idioma, estudante

Para aprender um novo idioma é preciso ser persistente. / Foto: iStock

Não importa o tema e a mídia (jornais, revistas, sites, mídias sociais), o mais importante é praticar a leitura todos os dias. Alguns exemplos são: The Washington Post e Time Magazine. Além disso, alguns sites como o Cambridge Assessment English, BBC e British Council possuem seções focadas no aprendizado da língua inglesa e podem ser uma excelente alternativa para todos os níveis de proficiência na língua. 

Saiba mais: 3 dicas da neurociência para aprender um novo idioma

4. Pratique o idioma por meio da música

É difícil achar alguém que não goste de ouvir música! Aprender cantando é uma excelente ideia para evoluir no idioma, pois ao repetir a letra melhoramos a articulação e pronúncia das palavras. A internet oferece algumas opções, como os sites Lyricstraining e Lyrics Gap que permitem que você aprenda com base nas letras de canções famosas ou que você escute a música e preencha campos vazios na letra, de acordo com o que está entendendo.  

5. Utilize o YouTube e apps

O uso do YouTube e de apps são ótimas ferramentas para auxiliar na aprendizagem de um idioma. O YouTube conta com diversos conteúdos em mais de 76 idiomas. É importante pesquisar sobre o dono do canal, para ver se ele possui formação na área. Um ótimo exemplo é o canal “English in Brazil by Carina Fragozo”. Carina é formada em Letras Inglês pela PUCRS e tem doutorado em Linguística pela USP. Em relação aos apps, a sugestão é o Duolingo, uma das plataformas de aprendizado de idiomas mais populares do mundo. Você pode usar o aplicativo para iPhone e Android e jogar ao mesmo tempo que pratica a gramática e vocabulário na língua escolhida.  

DICA BÔNUS PARA APRENDER UM NOVO IDIOMA 

Estudar uma nova língua também é importante para adquirir bagagem cultural. O Centro de Idiomas da PUCRS (Lexis) está com inscrições abertas para cursos intensivos de idiomas. Você pode escolher entre alemão, japonês, coreano, inglês, francês, libras, espanhol, italiano e russo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de janeiro, e há turmas nas modalidades presencial e online.  

Quero estudar um novo idioma em 2024

Mais recentes