A partir desta semana a PUCRS passa a integrar a Rede-IES, criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de construir conexões para uso e compartilhamento de dados sobre a pós-graduação brasileira. Outras 12 instituições de ensino superior (IES) participam do projeto-piloto, que vai estruturar procedimentos para criar uma rede de informações acadêmicas.
O compartilhamento permitirá o estabelecimento de cinco níveis – política pública, organizacional, legal, semântico e técnico – para a integração conjunta com as instituições. O projeto soma-se aos esforços da CAPES e à demanda de pesquisadores para diminuir o preenchimento de informações repetidas em diversos sistemas.
Para a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Carla Bonan, a criação da Rede-IES será muito importante para facilitar a integração de informações entre as Instituições de Ensino Superior e a CAPES. “Portanto, a participação da PUCRS no projeto poderá trazer contribuições importantes para que estes processos se desenvolvam com eficiência, considerando a qualidade da pesquisa e dos nossos programas de pós-graduação”, completa.
A concretização do Rede-IES deve ajudar em processos internos de avaliação, coleta de dados e concessão de fomentos. O projeto deve resultar na criação de padrões e gramáticas da Rede a serem compartilhadas entre os participantes.
Participantes da Rede-IES
Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Universidade de Pernambuco (UPE)
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)